quarta-feira, 7 de março de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL

Planejamento Anual
Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt
4° Ano do Ciclo Complementar

Professora: Silvânia Maria da Silveira Borges
2012


LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos Gerais:

*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem a vivências e situações práticas.
*Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
*Desenvolver a capacidade de pensar e organizar idéias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita.
*Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita.
*Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.
*Aprimorar o gosto pela leitura.
*Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
                     

Objetivos Específicos:

*Desenvolver a habilidade oral e escrita.
*Desenvolver a habilidade de produzir textos individuais e coletivos.
*Compreender o texto lido.
*Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
*Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto.
*Estabelecer relações entre os textos lidos.
*Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita.
*Refletir sobre direitos e deveres que possui.
*Criar regras de convívio para a sala de aula.
*Verificar as características do gênero história em quadrinhos.  
*Compreender o conceito de encontro vocálico e fazer a separação silábica das palavras que apresentam ditongo, tritongo e hiato.
*Grafar corretamente as palavras.
*Explicitar o conhecimento sobre lendas e reconhecer os seres folclóricos.
*Compreender e diferenciar dígrafo de encontro consonantal.
*Compreender e usar adjetivos em um texto descritivo.
*Acentuar as palavras corretamente.
*Perceber sílabas tônicas e classificar em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
*Exercitar a imaginação através de desenho ou foto na composição e interpretação de texto.
*Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos.
*Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.
*Perceber, classificar e empregar os artigos corretamente.
*Conceituar verbos e flexiona-los nos tempos presente, pretérito e futuro.

Conteúdos


*Vários tipos de textos: contos, fábulas, histórias, literatura infantil, poemas, quadrinhas, parlendas, adivinhas, letras de músicas, textos de jornais e revistas, placas, propagandas, anúncios, cartazes, outdoors, folhetos, bulas, manuais, legendas, cartas, bilhetes, convites, avisos, embalagens e rótulos.
*Composição de texto com descrição de cenas.
*A escrita das palavras com: g/j; lh/li; s/z; c/ç/; s/ss/; sc/sç/xc/; sons do x; am/ão; r/rr/; h inicial; consoantes mudas; uso do porque; mal e mau; l/ u, m/n, sob/sobre; mas/mais; etc.
*Encontro vocálico.
*Encontro consonantal.
*Dígrafo.
*Classificação de sílabas.
*Sílaba tônica.
*Acentuação.
*Numeral.
*Uso de pontuação.
*Gênero, número e grau do substantivo.
*Verbos e tempos verbais.
*Artigo definido e indefinido.
*Tipos de frases.
*Substantivo: próprio e comum; simples e composto; primitivo e derivado; coletivo.
*Adjetivos pátrios, graus do adjetivo, grau superlativo.
*Locuções adjetivas.
*Pronomes pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento.
*Interjeições.
*Sinônimo e antônimo.
*Sujeito e predicado

Desenvolvimento Metodológico


*Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva.
*Leitura dramatizada.
*Análise de textos e interpretação de gravuras.
*Reprodução de textos.
*Consulta ao dicionário.
*Audição e declamação de poesias, textos em versos e prosas e interpretação de músicas.
*Comentários sobre os gêneros textuais.
*Separação e classificação de palavras.
*Pesquisa, recorte e colagens.
*Identificação e emprego das morfologias trabalhadas.
*Cruzadinhas.
*Caça-palavras.
*Jogo de memória.
*Treino ortográfico e ditado das mais variadas formas.
*Cartazes e panfletos.
Observação: Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.


Avaliação

            A avaliação acontecerá através de observação e interferência do professor, registrando os progressos dos alunos, possibilitando uma reavaliação, respeitando seus limites de aprendizagem.

Bibliografia:

*Bragança, Angiolina. Língua Portuguesa, 4º ano, 1ª edição, São Paulo, 2005, Coleção Porta Aberta.
* Buranello, Cristiane. Língua Portuguesa, 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Coleção Conhecer e Crescer.
* Coleção Aprendizagem Divertida.


MATEMÁTICA

Objetivos Gerais:


*Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair.
*Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento.
*Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia.

Objetivos Específicos:


*Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração.
*Classificar e identificar segmentos de retas, o número de faces, vértices e arestas de alguns poliedros.
*Compor e decompor figuras geométricas percebendo assimetria, desenvolvendo o pensamento, assim, trabalhando as figuras espaciais: tridimensionais, e figuras planas: bidimensionais.
*Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações.
*Formular e resolver problemas levando em conta suas etapas de resolução.
*Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo.
*Desenvolver a competência métrica, reconhecendo as grandezas e suas medidas (comprimento, perímetro, massa, tempo, temperatura e capacidade).
*Compreender tabelas, diagramas, gráficos utilizando a linguagem oral e escrita.
*Construir e apropriar-se dos significados do número racional e de suas representações (fracionária e decimal) a partir de situações-problema contextualizadas.
*Desenvolver o raciocínio combinatório analisando as possibilidades de resoluções.
*Desenvolver atitude positiva em relação a Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito utilizado. 

Conteúdo


*Sistema de numeração.
*Sistema de numeração decimal.
*Sólidos geométricos, simetria.
*Grandezas e medidas: tempo, comprimento, massa, capacidade .
*Adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais.
*Expressões numéricas envolvendo as quatro operações. 
*Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
*Sistema monetário.
*Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário.
*Frações, números decimais.
*Possibilidades, probabilidade e estatística.
*Ângulos e polígonos.
*Sentenças matemáticas.
*Múltiplos e divisores.
*Números ordinais, cardinais e romanos.
*Multiplicação e divisão por 10/ 100/ 1000.
*Classes e ordens
*Gráficos
Desenvolvimento Metodológico

*Leitura e escrita de números e símbolos.
*Utilização de recursos concretos: ábaco, material dourado, QVL, cédulas, moedas, metro, balança, litro, cartaz, entre outros objetos.
*Confeccionar os sólidos geométricos.
*Resolução de problemas com as quatro operações.
*Redução e ampliação de figuras.
*Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade.
*Interpretar tabelas e gráficos.
*Desenhos, figuras e atividades variadas.


Avaliação


            A avaliação acontecerá de forma contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida, contribuindo para a construção da cidadania.

Bibliografia

            *Caracol – Ensino Fundamental – Matemática 2º edição 2007 Maria Tereza Marisco – Maria do Carmo, Maria Elisabete, Armando Coelho
            *Dante, Luiz Roberto, Aprendendo Sempre – 1ª edição 2009


HISTÓRIA

Objetivos Gerais:

*Identificar sua origem e sua identidade.
*Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
*Compreender a Migração e Imigração dentro de um País.
*Reconhecer os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade.
*Interar-se da história do Município em que mora.

Objetivos Específicos:

*Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
*Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e europeu.
*Conhecer exemplos de tradição indígena presentes em nosso cotidiano.
*Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
*Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo.
*Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas.
*Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País.
*Registrar informações pessoais.


Conteúdo

* A história de cada um (Certidão de nascimento).
* A chegada dos portugueses.
*História dos primeiros habitantes.
*A história do município.
*Tratado de Tordesilhas
*As capitanias hereditárias.
*O governo geral.
*Inconfidência Mineira.
*Independência do Brasil.
*Abolição da escravatura.
*Proclamação da Republica.
*Dia da Bandeira, Hino da Bandeira e outras datas comemorativas.

Desenvolvimento Metodológico

*Mapas.
*Pesquisas.
*Textos relacionados.
*Atividades de datas comemorativas.
*Acrósticos.
*Murais e cartazes.
*Atividades orais, escritas.



Avaliação

            Levar o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico, elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercendo a cidadania, expondo suas ideias e pensamentos, possibilitando sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Bibliografia:

*ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de; BORELLA, Regina Nogueira. História: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
* Caderno do Futuro, História e Geografia 3.                                                                                                                         

GEOGRAFIA


Objetivos Gerais:

*Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
*Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
*Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
  

Objetivos específicos:


*Identificar área urbana e rural.
*Conhecer o Município – lugares e sociedade.
*Identificar os limites e governo do Município.
*Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município.
*Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal.
*Perceber que para deslocar-se no espaço é necessário saber orientar-se.
*Identificar os diferentes tipos de vegetação do Brasil e suas características.
*Identificar diferentes tipos de matérias primas utilizadas pelas indústrias.
*Identificar os diferentes tipos de estabelecimentos comerciais.
*Identificar a grande variedade de serviços e seus prestadores.
*Conscientizar da importância da conservação e da preservação da natureza.
*Compreender e valorizar a cultura do município.

Conteúdo


*Município, limites e administração.
*Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
*Os limites do Município.
*Pontos cardeais e colaterais.
*As principais atividades econômicas do Município (agricultura, pecuária e extrativismo)
*O trabalho na cidade e no campo.
*Serviços públicos.
* A indústria e sua classificação.
*Preservação dos recursos naturais.
*Relevo, hidrografia e clima.
*Manifestação cultural presentes no município.


Desenvolvimento Metodológico

Estudo do mapa do Brasil observando os Estados  que compõem o Brasil.
Localização dos limites do município, partindo da localização de seu próprio bairro.
Discussão sobre a poluição dos recursos naturais.
Pesquisas.
Atividades orais e escritas.



Avaliação

            Contínua e sistemática, possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo, a fim de desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Bibliografia:

*RAMA, Ângela; PAULA, Marcelo Moraes. Geografia: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
*Caderno do Futuro , História e Geografia 3.

CIÊNCIAS

Objetivo Geral:

 *Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

*Reconhecer a matéria e seus estudos físicos: sólidos, líquido e gasoso.
*Perceber que a matéria tem massa, ocupa lugar no espaço e pode ter características como a transparência, a flexibilidade a e resistência.
*Conhecer exemplos e origens de alguns materiais naturais e artificiais.
*Compreender que todos os materiais sofrem transformações ao longo do tempo.
*Reconhecer a decomposição como processo fundamental para a manutenção da vida no planeta.
*Valorizar as manifestações de arte populares.
*Reconhecer a água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos.
*Adquirir noções de formação e misturas.
*Compreender a importância do ar e prejuízos causados pela poluição.
*Identificar o ar como uma mistura de gases e conhecer os seus principais componentes.
*Perceber a atmosfera como a camada gasosa que envolve a terra.
perceber os perigos de acidentes envolvendo fogo e conhecer formas de prevenir esses acidentes.
*Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade.
*Identificar animais por diferentes hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros.
*Reconhecer o ser humano como principais agentes modificador dos ecossistemas.
*Valorizar a alimentação adequada para a manutenção da saúde, do bem-estar, do crescimento e do desenvolvimento do organismo.
*Identificar os principais órgãos do sistema digestivo.
*Entender a necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
*Identificar os principais órgãos do respiratório e o caminho percorrido pelo ar.
*Conhecer os principais órgãos dos sistemas cardiovascular.
*Compreender os principais ossos, músculos e as articulações que atuam em conjunto nos movimentos.
*Perceber o desenvolvimento das técnicas para conservação dos alimentos e sua importância  para os seres humanos.
 *Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

*Estados físicos da matéria
*Estados físicos da água na natureza
*Ciclo da água na natureza.
*Ar e suas propriedades.
*Cadeia alimentar: plantas e animais.
*Higiene e Saúde.
* Solo e tipos de solo.
*Alimentação humana.

Desenvolvimento Metodológico

*Cartazes.
*Desenhos.
*Pesquisa.
*Discussões em grupo a partir de leituras.
*Material concreto para experimentação.

Avaliação

            A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura. Propondo ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Bibliografia:

*CRUZ, José Luiz Carvalho, Ciências 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Editora Moderna. Projeto Pitanguá.
*Caderno do Futuro, Ciências, 3.
*Coleção Quero Aprender, Carlos Barros, 3, 5ª edição.

ARTES

Objetivos Gerais:

*Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas, promovendo a formação integral da criança.
*Desenvolver a compreensão, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.

Objetivos Específicos:

*Valorizar as produções artísticas expressando e comunicando idéias.
*Descontrair, alegra-se e sentir prazer pela arte.
*Desenvolver as percepções.
*Desenvolver as coordenações motoras: fina, ampla e viso-motora.

Conteúdo

*Montagem de gravuras.
*Figura fundo.
*Dobraduras,
*Origami.
*Recortes e colagens.
*Murais.
*Músicas.

Desenvolvimento Metodológico

*Gravuras.
*Desenhos.
*Material concreto.
*Revistas.
*Confecções de murais.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano dos alunos, observando o desenvolvimento artístico.

Bibliografia:

Ofício circular nº 07/2012
CBC
Não há livro adotado para Artes.

ENSINO RELIGIOSO

Objetivo geral

            Possibilitar ao aluno a redescoberta de si próprio e seus semelhantes com características que determinam sua natureza e encontrar a sua razão de ser e estar no mundo, o convívio consigo mesmo e com seus semelhantes.

Objetivos específicos

*    Reconhecer a si próprio como pessoa humana, com qualidades e defeitos a desenvolver na relação com seus semelhantes e demais seres.
*    Respeitar a natureza, como obra e criação de um ser maior.
*    Reconhecer a importância da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem estar de todos que desses integram.
*    Compreender a função da escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida.
*    Identificar regras que facilitam a vida da comunidade como lugar onde as pessoas vivem ou buscam a paz.
*    Perceber os valores que devem ser concebidos e os contra-valores que devem ser rejeitados na vida em comunidade.
*    Reconhecer que é também por meio da religiosidade que ele poderá ser um ser humano mais feliz e conhecedor de si.
*    Reconhecer que temos um corpo que precisa ser cuidado, respeitado como algo importante.
*    Recolocar a dimensão de valores na educação, considerando que ela é parte essencial da estrutura do ser humano.

Conteúdos

*Os valores morais (amor, amizade, respeito, dedicação, cooperação, coragem, união, paz)
*Quem sou eu?
*Com quem convivo
*Família e escola
*Natureza e terra
*Direitos e deveres
*Violência e paz
*Valores comuns e contra-valores
*Valorização do professor
*Culturas
*Autoestima
*Boas maneiras



Desenvolvimento metodológico

*Atividades mimeografadas ou xerocadas
*Desenhos
*Histórias
*Diálogo em grupo
*Textos informativos
*Brincadeiras

Avaliação

            Será feita durante todo o processo de construção do conhecimento e também diante das atitudes dos alunos.

Bibliografia

* Radespiel, Maria Coleção Valores de A a Z(Vol. 1 ao 5)

TEMAS TRANSVERSAIS


*Direitos e deveres das crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307 de 27 de março de 2009.

* Desenvolver atividades que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com a Lei
12 472/2011

*Estudo da dependência química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei 13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.

*Educação Alimentar e Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art 2º.

*Integração e articulação da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de formação integral do aluno.

*Cultura Afro-Brasileira e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.

* Programar atividades no calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece todo dia 20 de novembro.






5 comentários:

  1. Olá!!!!!
    As atividades do seu blog são muito interessantes. Vou utilizar algumas com os meus alunos do 4º ano.

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  2. Amei!!! Parabéns pela organização e criatividade, pelo carinho que você mostra!

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  3. Olá silvânia!
    amei o seu cantinho.
    suas ideias, atividades e tudo mais, tem sido muito útil com minha nova turminha do 4 ano.
    muito obrigado por compartilhar.
    Deus te abençõe sempre.
    beijos.

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  4. parabéns pelo seu blog é muito bonito e organizado. vou usar algumas ideias para os meus alunos. obrigada fica com Deus abençoa sua familia. gostei dessas florzinha. amei é bem interessante.bjs

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  5. Olá Silvânia!
    Adorei o seu cantinho.
    Parabéns pela organização e criatividade, pelo carinho que você mostra! muito obrigado .
    E que Deus te abençoi sempre.
    Beijos!!!!

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