Descritores de Português 5º ano PROEB
D0 – Compreender frases ou partes
que compõem um texto
D1 – Identificar o tema ou o
sentido global de um texto
D2 – Localizar informações
explicitas em um texto
D3 – Inferir informações
implícitas em um texto
D5 – Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão
D 10 – Distinguir um fato da
opinião relativa a este fato.
D6 – identificar o gênero de um
texto
D7 – Identificar a função de
textos de diferentes gêneros
D8 – Interpretar texto que
conjuga linguagem verbal e não-verbal
D11 – Reconhecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D12 – Estabelecer a relação
causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15 – Estabelecer relações entre
partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem
para sua continuidade.
D 19 – identificar o conflito
gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa
D23 – Identificar efeitos de
ironia e humos em textos.
D21 – Reconhecer o efeito de
sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
D20 – Reconhecer diferentes
formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
D13 – Identificar marcas
lingüísticas que evidenciam o locutor de um texto.
Descritores de matemática 5º ano PROEB
D1. Identificar a localização de pessoa ou
objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2. Identificar
posições relativas de retas no plano (paralelas e concorrentes).
D3. Relacionar figuras tridimensionais (cubo e
bloco retangular) com suas planificações.
D4. Reconhecer uma figura plana (triângulo,
quadrilátero e pentágono) de acordo com o número de lados.
D5. Identificar quadriláteros (quadrado,
retângulo, trapézio, paralelogramo, losango) observando as posições relativas
entre seus lados.
D7. Resolver situação-problema utilizando
unidades de medidas padronizadas, como Km, m, cm, mm, bem como as conversões
entre L e mL e as conversões entre toneladas e Kg.
D9. Ler e interpretar horas em relógios
digitais e de ponteiros.
D11. Resolver situação-problema envolvendo o
cálculo de perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12. Resolver situação-problema envolvendo o
cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D6. Estimar medidas de grandezas, utilizando
unidades de medidas convencionais ou não.
D8. Estabelecer relações entre unidades de
medidas de tempo (milênio, século, década, ano, mês, semana, quinzena, dia,
hora, minuto, semestre, trimestre e bimestre) na resolução de
situação-problema.
D10. Estabelecer relações entre o horário de
início e de término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D13. Reconhecer e utilizar características do
sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e
princípio do valor posicional.
D14. Reconhecer a escrita, por extenso, dos
numerais.
D15. Identificar a localização de números
naturais na reta numérica.
D20. Identificar diferentes representações de
um mesmo número racional.
D21. Localizar números racionais na forma
decimal na reta numérica.
D16. Resolver situação-problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição.
D17. Resolver situação-problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da subtração.
D18. Resolver situação-problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação.
D19. Resolver situação-problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da divisão.
D22. Estabelecer trocas entre cédula e moedas
em função de seus valores.
D23. Calcular adição de números racionais na
forma decimal.
D24. Calcular subtração de números racionais na
forma decimal.
D25. Resolver situação-problema com números
racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da
adição.
D26. Resolver situação-problema com números
racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados da
subtração.
D27. Resolver situação-problema com números
racionais expressos na forma decimal, envolvendo adição e subtração.
D28. Resolver situação-problema envolvendo o
quociente de um número racional na forma decimal, por um número natural não
nulo.
D29. Ler e interpretar informações e dados
apresentados em tabelas.
D30. Ler e interpretar informações e dados
apresentados em gráficos de colunas.
sakarya
ResponderExcluiryalova
elazığ
van
kilis
CUCHY
van
ResponderExcluirdüzce
mardin
elazığ
sakarya
UZLKK
adana evden eve nakliyat
ResponderExcluirbolu evden eve nakliyat
diyarbakır evden eve nakliyat
sinop evden eve nakliyat
kilis evden eve nakliyat
N2J80
AF14B
ResponderExcluirsakarya rastgele görüntülü sohbet ücretsiz
muhabbet sohbet
canli sohbet bedava
rastgele görüntülü sohbet uygulamaları
urfa canlı sohbet odası
balıkesir rastgele canlı sohbet
denizli sesli sohbet odası
ardahan canli sohbet
elazığ goruntulu sohbet
D145B
ResponderExcluirerzurum kadınlarla ücretsiz sohbet
maraş kadınlarla sohbet et
erzincan canli sohbet chat
Izmir En İyi Ücretsiz Sohbet Uygulamaları
Samsun Canlı Sohbet Bedava
bilecik görüntülü sohbet siteleri
Ağrı Ücretsiz Görüntülü Sohbet
muğla canlı sohbet ücretsiz
burdur canlı görüntülü sohbet uygulamaları
801E0
ResponderExcluirdenizli parasız görüntülü sohbet uygulamaları
hatay ücretsiz görüntülü sohbet uygulamaları
edirne canlı sohbet sitesi
sinop canlı sohbet et
Bilecik Sohbet Odaları
balıkesir görüntülü sohbet kadınlarla
balıkesir görüntülü sohbet siteleri ücretsiz
telefonda canlı sohbet
en iyi sesli sohbet uygulamaları
1336B
ResponderExcluirnevşehir canlı sohbet uygulamaları
muğla rastgele görüntülü sohbet uygulamaları
Kocaeli Sesli Sohbet Uygulamaları
kırıkkale sesli sohbet sitesi
çanakkale ücretsiz görüntülü sohbet
Giresun Mobil Sohbet Odaları
Diyarbakır Mobil Sohbet Bedava
zonguldak bedava sohbet
Nevşehir Canlı Sohbet Siteleri
55007
ResponderExcluirsinop mobil sesli sohbet
parasız görüntülü sohbet uygulamaları
van görüntülü sohbet
adıyaman yabancı görüntülü sohbet
tunceli görüntülü sohbet kızlarla
şırnak canli sohbet
giresun ücretsiz sohbet uygulaması
Çankırı Mobil Sesli Sohbet
adana rastgele sohbet