domingo, 19 de junho de 2011

Tangram

História do Tangram

Já conhecido na China, por volta do século VII a. c., o tangram é um jogo do qual não se conhece o autor nem precisamente há quanto tempo existe. Devido a isto, surgiram mistérios e lendas sobre sua origem nestes últimos dois mil anos.
A história mais contada é a de que o monge Tai-Jin chamou à sua sala seu discípulo, entregou-lhe uma placa quadrada de porcelana e um pote de tinta e deu-lhe uma missão: Lao-Tan deveria percorrer o mundo e registrar na placa de porcelana tudo o que visse de mais belo.


Ao sair da sala, tremendo de tanta emoção, Lao-Tan deixou a placa cair no piso. Magicamente, a placa de porcelana quebrou-se em 7 pedaços de formas geométricas. Veja:


Ao juntar os pedaços, o discípulo identificou uma forma conhecida. Trocou a posição das peças e surgiu uma nova figura. Assim, outras figuras foram se formando a cada variação de posição dos pedaços. Concluiu Lao-Tan que sua viagem não era mais necessária, pois, com os 7 pedaços da placa quadrada de porcelana, poderia representar tudo de belo que existe no mundo.



Olha que legal as histórias feitas com desenhos formados com as 7 peças do tangram.














Mais uma história com as peças do tangram




Mais uma história interessante.












Veja os vídeos abaixo com outras histórias sobre o tangram







7 comentários: