PPP - Projeto Político Pedagógico
E.M. “Senador Lúcio Bittencourt”
Serra do Salitre MG
MENSAGEM
Antes do compromisso,
Há hesitação, há oportunidade de recuar,
Uma ineficácia permanente. (...)
No momento em que nos comprometemos
De fato, a Providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar,
Coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão,
Fazendo vir em nosso favor todo tipo de
Encontros, de incipientes e de apoio imprevistos
Que ninguém poderia sonhar
Que surgiriam
Em seu caminho (...)
A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.
Goethe (escritor alemão)
Identificação da Escola
Nome da Escola :
Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”
Endereço:
Rua Papoula Nº 491 Bairro Flores.
CEP:
38760 000 –
Cidade:
Serra do Salitre –MG
Telefone:
(34) 38331357
Localização :
Urbana
Código :
199290
Imail:
SRE:
Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio MG
Níveis e Modalidades de Ensino Ministrado
Educação Básica
*Educação Infantil
*Ensino Fundamental : 1º ao 5º ano
*Educação de jovens e Adultos
Direção da Escola
Diretora: Lúcia de Fátima da Silveira Rocha.
Vice-Direção: Maria Regina Pacheco.
Supervisora: Shirley Mesquita
APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, se concretiza em promover coletivamente o Projeto Político Pedagógico. É de grande significado todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários, pais) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida à comunidade. Trabalhar coletivamente, e muito mais vantajoso para a escola como um todo. É pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade visando ao sucesso na aprendizagem dos alunos. A escola preocupa em atender às necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho com a finalidade de construir uma identidade própria. Essa identidade tem um nome: PROJETO PEDAGÓGICO. O processo de construção coletiva do projeto pedagógico assegura não só o sucesso da aprendizagem dos alunos como a sua permanência em uma escola boa e de qualidade. A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt com seu Projeto Político Pedagógico ganha mais uma conquista revelando o seu poder de organização, procurando cada vez mais ter autonomia em suas decisões. A conquista dessa autonomia é importante porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de nº 9.394/96, não só reconhece os estabelecimentos de ensino como espaço legítimo para elaboração do seu projeto pedagógico como, também, assegura a participação dos profissionais da educação no desenvolvimento dessa tarefa. A transformação dessa autonomia assegurada pela legislação em uma autonomia construída pelos sujeitos da escola .
INTRODUÇÃO
O século XXI é conhecido como o século da democracia. Participar da construção de novas possibilidades de democracia e os desafios na esperança de contribuirmos para mudanças que promovam uma educação de qualidade. Essa educação de qualidade, por sua vez, interfere em nossa formação produzindo novas habilidades e competências em cada um de nós. É ressaltado que a democracia se faz com participação nas decisões, de acordo com as leis e devido as condições sociais necessárias para a prática democrática, como o respeito aos direitos humanos e a proteção à vida. Uma boa escola é aquela que promove a aprendizagem de todos os seus alunos e lhes assegura uma trajetória de sucesso com democracia. Essa meta pode ser atingida se você contar com subsídios efetivos que possam ajudá-lo a transformar a intenção em realidade. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO visa identificar não só suas metas como os principais aspectos a serem contemplados em sua organização. O papel do gestor como articulador do trabalho da equipe escolar na busca coletiva de soluções apropriadas ao contexto de sua instituição na tomada de decisões e na adoção de providências bem fundamentadas e adequadas ao desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico deve ser entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar,sistematizar, significar e re-significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo redefinindo meta .O trabalho de intervenção pedagógica é realizada com as aulas de reforço trabalhos com referenciais das avaliações da Prova Brasil, SIMAVE e Proeb além da leitura e calculose é de que as crianças aprendam a ser pessoas plenas, honestas é que saibam cuidar do planeta onde vivemos e que tenham Deus em suas vidas. O presente projeto vem viabilizar a resolução dos problemas e entraves que a Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, afronta sendo possível haver soluções se o alcance dos objetivos proposto neste projeto.
HISTÓRICO DA ESCOLA
Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt
A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, foi criada por ato publicado em MG de 26-01-1956 e instalada em 17-02-1956, com o nome de Escolas Reunidas “Senador Lúcio Bittencourt” que veio da SEE, Secretaria do Estado de Educação, no ato da publicação, tendo sido a primeira escola pública do município e instalada em sua nova sede, o grupo escolar, onde atualmente funciona a E.M. Dalila Lopes da Silveira.A primeira diretora foi Helena de Faria Guimarães. A escola funcionava em dois turnos, matutino e vespertino. Em 1966 a referida escola passou a funcionar em novo prédio construído pelo então governador Magalhães Pinto, situado á Rua Getúlio Aguiar, nº 133, ficando a sede antiga para o Ginásio Estadual, criado nesta ocasião. A demanda de matrículas cresceu muito e o prédio não comportava todos os alunos e assim algumas turmas da Escola Lúcio Bittencourt funcionavam então na sede do Ginásio que tinha suas turmas no turno da noite.Em 1981 foi inaugurada a nova sede da Escola Estadual “Senador Lúcio Bittencourt” á Rua Papoula Nº 491 em prédio moderno e que passou a atender com conforto e segurança as turmas do 1º ano primário.Em 1985, estando a E.E.”Senador Lúcio Bittencourt” com salas muito cheias, e não comportando mais a demanda de matrículas, a Superintendência Regional de Patos de Minas a qual pertencia o município de Serra do Salitre, desvinculou algumas turmas que passavam a pertencer á Escola Estadual de Serra do Salitre no turno da manhã, passando esta escola a atender também turmas do 1º ao 4º ano.Em janeiro de 1998, a escola foi municipalizada, ou seja, em 31-01-98. Na gestão da Diretora Lúcia Rocha da Silveira construiu-se 2 salas. Em parceria com a Prefeitura Municipal e com toda a comunidade escolar ampliou a rede física com a construção de duas salas que foram destinadas a sala dos professores e sala de aula respectivamente. Atualmente estão sendo construídas mais duas salas que atenderão aos alunos como sala de aula e de informática, também em parceria com a prefeitura e a comunidade. E dentre outras conquistas realizadas na gestão da Senhora Diretora Lúcia de Fátima Rocha da Silveira. Atualmente a Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” tem em sua proposta pedagógica a preocupação e a missão de bem preparar o educando para a vida e para enfrentar os desafios da vida atual com firmeza e determinação. Para tanto, a partir de 2007, passou a atender também a Educação Infantil. O papel da escola na sociedade do conhecimento, os desafios para a educação na chamada "era da informação". A escola é chamada a responder a novas exigências impostas pela modernidade. Neste ensejo, a escola foi contemplada com um Laboratório de Informática e capacitação de dois professores pelo PROINFO para atendimento principalmente aos alunos com dificuldades na aprendizagem, sendo que a escola conseguiu mais computadores e ampliou o atendimento a todos os alunos. Atualmente funcionando nos três turnos, atendendo 354 alunos do Ensino Fundamental (séries iniciais), contamos com sete salas de aula, uma sala de Educação Infantil, uma biblioteca, um laboratório de Informática e uma sala para professores.Outro aspecto que tem sido trabalhado é a leitura e literatura, sendo que além dos livros recebidos do FNDE, a escola adquiriu grande quantidade de livros, melhorando o acervo literário, isto através de promoções e contribuições de toda a comunidade. Também através de eventos e promoções, foram adquiridos duas máquinas de xérox que estão contribuindo com os professores e alunos melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem. Em 2010, um grande e sonho foi realizado iniciou a construção da “quadra de esportes coberta”, a qual proporcionará aos alunos e aos professores de educação física um melhor manejo de trabalho. A cozinha foi proporcionada com 01 fogão de duas bocas e um armário de aço. Equipamentos novos valorizando o auxiliar de serviços gerais que é considerado um grande apóio para nossa instituição.Foi adquirido armários de aço para todas as salas de aulas e um filtro de água para sala dos professores . A intervenção pedagógica é realizada com as aulas de reforço, contando com dois professores, um para cada turno e com a contribuição de professores e funcionários que ficam a disposição para aulas de leitura e interpretação diariamente.O crescimento nas avaliações sistêmicas vem a cada ano melhorando. E as metas estão sendo alcançadas o as notas do Ideb vem tendo um valor significativo. Através do SIMAVE e PROEB os alunos vem sendo preparados com trabalhos referente a matrizes de referência.Espera-se que a Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt tenhas outras conquistas e o sucesso virá com ajuda da comunidade, pais, alunos, professores, funcionários e com o grande empenho da gestão atual. É com grande perspectiva e alegria que trabalhamos para o desenvolvimento e crescimento de nossa escola enquanto instituição formadora de cidadãos críticos e participativos.
MISSÃO DA ESCOLA
Educar buscando uma cultura de sucesso no processo ensino/aprendizagem e uma formação cidadã, tendo como meios básicos leitura, escrita, cálculo, da aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de valores. Portanto, a educação focaliza as potencialidades do indivíduo num trabalho que visa tirar ou extrair do próprio educando o que ele traz originalmente consigo, respeitando sua individualidade na construção do conhecimento. Tem em sua missão de bem preparar o educando para a vida e para enfrentar os desafios da vida atual com firmeza e determinação.
JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” em seu processo de construção do projeto pedagógico abrangeu três momentos :diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Esses processos vem passando por avaliações que nos permite caminhar do real para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas. O projeto pedagógico da Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt representa o funcionamento da escola e assumido como uma conquista do coletivo como um instrumento de luta e de organização. Portanto, a construção deste projeto depende do papel ativo dos diversos atores envolvidos no contexto escolar.Todo corpo administrativo, pedagógico, docente, funcionários e pais procuram integração, socialização, sucesso e ajustamento pleno dos alunos de modo a assegurar o processo contínuo rumo a formação de cidadãos de bom caráter. A escola é um espaço social de trocas coletivas. Quanto mais incorpora as necessidades da comunidade mais dinâmica torna-se sua relação com os alunos e seu modo de viver interferindo no destinos da própria comunidade onde está inserida, e esta influência deve ser consciente e responsavelmente exercida.
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
Clientela: Alunos/Pais
Os alunos são de famílias de classe econômica baixa a média, sendo filhos de professores, comerciantes, trabalhadores braçais e diaristas, enfim, a escola acolhe alunos oriundos de outros estados e municípios. Sendo que o bairro é localizado na parte central da cidade, onde há boas casas, fácil acesso, onde há o maior número de lojas, farmácias, supermercados, posto de saúde, hospital, igrejas, poli esportivo, praças, dentre outros, facilitando assim uma maior acessibilidade de alunos com maior poder aquisitivo. Contamos com o apoio de todos os funcionários da escola para um trabalho efetivo de intervenção pedagógica , evidenciando sanar as dificuldades apresentadas no decorrer do processo ensino aprendizagem.
O Brasil tem características culturais e diversidades diferentes: costumes, crenças e valores, a culinária, o artesanato, o sotaque etc... Toda essa diversidade exige respeito para que possamos viver democraticamente. É formada por diferentes etnias, grupos e culturas, por imigrantes de diversos países, por variados grupos de migrantes que entram em contato formando novas e diferenciadas relações sociais. Entretanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural, muitas vezes, é marcada pelo preconceito e pela discriminação. Um dos grandes desafios da escola é construir e desenvolver o convívio democrático é neutralizar os preconceitos e as discriminações, reconhecer e valorizar a nossa identidade nacional cheia de riqueza pela sua pluralidade.A escola é o espaço ideal para promover a integração da comunidades. É muito importante que todos se envolvam e se integrem aos diversos espaços, participando do processo educacional. Estimular a produção e a utilização de várias formas de expressão, linguagens, conhecimentos históricos, sociais e científicos, cuidando, ao mesmo tempo, da autonomia intelectual e moral do aluno, de tal forma que sua capacidade crítica e criadora possa ser constantemente. Nossa comunidade escolar é caracterizada, em sua maioria, por famílias apresentando uma cultura popular diversificada. Muitos de nossos alunos ganham e dependem da Bolsa escola. Nossa escola caminha a passos lentos e a mesma vem aprimorando suas formas de articulação e conquistando seu espaço dentro da comunidade a qual está inserida. A escola não faz um levantamento da situação sócio econômica dos alunos, mas no decorrer da vivência cotidiana podemos perceber que a situação financeira dos alunos é boa. . Temos pouco lazer na cidade , as religiões são diversificadas. Os meios de comunicação são difundidos por um jornal mensal e uma rádio comunitária. A escola se localiza em um bairro central da cidade.A escola é parceira de instituições religiosas, empresas da cidade, Polícia militar, prefeitura e da própria comunidade. Nossa maior fonte de renda é a agricultura . A participação dos pais na nossa escola é ainda uma meta a ser aprimorada pela nossa instituição, embora a maioria participe das reuniões destinadas a discussões sobre interesse geral ou quando se trata exclusivamente de questões pedagógicas e sobre o rendimento escolar dos filhos, dentre outros assuntos. A escolaridade dos pais de nossos alunos varia do analfabetismo ao curso superior sendo que, em sua maioria, possui o Ensino Fundamental incompleto.
No ano letivo de 2010 foram matriculados *Educação Infantil
*Ensino Fundamental : 1º ao 5º ano
*Educação de jovens e Adultos
A faixa etária dos alunos atendidos por este estabelecimento de ensino varia de 04 a 11 anos de idade, como também temos alunos adultos que cursam a EJA.
OBJETIVOS GERAIS
*Criar condições de envolvimento dos vários segmentos da comunidade escolar, com amor, comprometimento, motivação, criatividade visando a melhoria do rendimento e qualidade do corpo discente.
*Criar espaço físico adequado para melhoria do desenvolvimento do trabalho do corpo discente.
*Atender as necessidades da escola, com relação as condições físicas e pedagógicas adequadas.
CURRÍCULO E PROGRAMAS
Tendo como objetivo a formação básica do cidadão, envolvendo aspectos físico,psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade. O currículo terá como base nacional comum complementado por parte diversificada com a disciplina “ Literatura Infantil” .Todas as disciplinas da grade curricular visam o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico:
*A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, artes, valores.
*Valorizar e promover o desenvolvimento cultural do educando.
*Fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade e tolerância humana.
*Domínio da leitura, interpretação, escrita, cálculos e interpretação matemática.
*São ministrados em contra-turno, horários de aulas de Informática através do PROINESP (FNDE).
O planejamento é flexível podendo sofrer reajustamento, adaptando-se ao nível de desenvolvimento do educando, sendo os conteúdos trabalhados e desenvolvidos de acordo com as necessidades específicas de cada série/turma.
REGIME DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
Educação Infantil:
A Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ” ministra a Educação Infantil de acordo com as normas legais vigentes, devidamente registrada no processo de funcionamento da Educação Infantil.
Consta o ano letivo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar, com carga horária anual de 800hs. A jornada diária funcionará apenas no período vespertino de 12:30 às 16:30hs de segunda à sexta-feira.
Ensino Fundamental:
De acordo com as normas vigentes, consta o ano letivo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar, com uma carga horária anual de 900hs sendo ministrada a jornada diária de 4:30hs de segunda à sexta-feira, com funcionamento em dois turnos: matutino de 7:00hs às 11:30hs e vespertino de 12:30 às 17:00hs.
A organização das turmas se fundamenta em critérios que garantem atendimento aos educandos no processo dando ênfase às atividades escolares realizadas em salas de aula e outros ambientes educativos, desde que conste a participação de pelo menos 80% do quadro discente.
Educação de Jovens e Adultos/ Ensino Fundamental-1ª a 4ª Etapa :
Tem seu funcionamento de acordo com legislação vigente, carga horária mínima de 420hs, sendo 100 dias letivos em cada etapa, em horário noturno de 18:00hs às 22:00hs, com duração de 100dias letivos de trabalho escolar em cada etapa.
REDE FÍSICA E EQUIPAMENTOS
Possui a Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ”, uma estrutura física regular, necessitando de uma ampliação e reforma para que possa atender e desenvolver com mais qualidade as atividade escolares.
DEPENDÊNCIAS ESCOLARES
1 – Cozinha
1 – Depósito de material de limpeza
1 – Despensa
1 – Diretoria
1 – Quadra de esportes coberta em construção
1 – Recreio coberto
1 – Refeitório
8_ Salas de aula
1 – Sala de informática
1 – Sala de Leitura ou Biblioteca (sala de reforço)
1 – Sala de orientação educacional e Secretaria
1 – Sala de professores com banheiro
3 – Sanitários para alunos
1 – Sanitário dos funcionários
1_ Espaço reservado para cultivo de hortaliças
EQUIPAMENTOS
*02 (dois) televisores.
*01 (um) aparelho de vídeo.
*01 (um) aparelho de DVD.
*02 (dois) aparelhos de som com CD.
*01 (um) retroprojetor.
*11 (onze) computadores.
*02 (duas ) impressoras.
*02 (duas) copiadoras (xérox).
* 02 (dois) mimeógrafos (manuais).
* 01 (um)data Show
* 01(um) notebook
Formação Continuada dos Profissionais
A formação continuada dos profissionais da Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ”, ocorre através de:
*Reuniões pedagógicas e ou administrativas sistemáticas para realização de oficinas pedagógicas,estudo de legislação, troca de ideias e experiências de atividades propostas. Carga Horária Semanal de 02(duas) horas .
*Participação em cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
*Participação em cursos oferecidos pela Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio .
Articulação da Instituição/Família/Comunidade
A participação da comunidade ocorre através da colaboração de profissionais com efetivação de palestras, desenvolvimento de projetos e campanhas educativas e sociais que integram as famílias na vida escolar.
Avaliação do Desempenho Escolar e Estudos de Recuperação
A avaliação se desenvolverá de forma diversificada, diagnóstica e contínua. Visará a avaliação:
*Propiciar ao educando uma retomada de consciência dos seus progressos e
dificuldades, com acompanhamento de atividades em sala de aula e extra-classe.
*Uma auto-avaliação do trabalho docente, permitindo rever e corrigir ações e métodos utilizados no processo ensino/aprendizagem.
*O desenvolvimento do Plano de Intervenção que teve seu início em agosto de 2008, tem continuidade até este momento, onde consta todo um trabalho de atividades extra-classe e contra-turno; trabalho efetivado por todo corpo administrativo, pedagógico e de apoio da escola.
Atividades de Avaliação e Recuperação
Para que se efetive o trabalho de avaliação contínua e de recuperação é realizado em contra-turno:
*Leitura e tabuada .
- Cada turma é atendida com trabalhos de leituras diversificadas , estudo e argüição de tabuada duas vezes por semana por funcionário predeterminado pela área pedagógica e administrativa da escola.
*Intervenção e recuperação
-Os alunos que necessitam de reforço e recuperação são atendidos em con- tra-turno. Cada turma é atendida duas vezes por semana cumprindo carga horária semanal de 2:30hs .
-O trabalho de intervenção é realizado com material e atividades diferentes da sala de aula por professor específico e predeterminado para a função.
Avaliação do Rendimento Escolar e
Acompanhamento de Assiduidade
A avaliação do rendimento escolar é realizada de forma bimestral em caráter diagnóstico e qualitativo, o resultado é registrado através de conceitos A B C em fichas individuais e diários de turma.
A assiduidade é acompanhada diretamente pelo professor
regente e repassado diariamente à direção da escola que busca informações com a família , quando necessário repassa para o Conselho Tutelar que faz o trabalho de visitas à família
Programação de Atividades Extra-Classe
Dentre as atividades de rotina extra-classe da Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” realizadas durante o ano letivo destacam-se as seguintes comemorações.
*Abertura do Ano Letivo.
*Comemoração do Carnaval.
*Celebração da Páscoa.
*Festa das Mães.
*Festa Junina.
*Festa dos Pais.
*Dia das Crianças.
*Dia dos Professores e Funcionários.
*Desfile Cívico Comemorativo (festa da cidade).
*Projeto Consciência Negra
*Noite Cultural (uma por ano).
*Encerramento do Ano Letivo.
**Em todas as atividades envolve-se a família e comunidade escolar.
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