sexta-feira, 29 de julho de 2011

Projeto Político Pedagógico



 PPP - Projeto Político Pedagógico




E.M. “Senador Lúcio Bittencourt”
Serra do Salitre  MG






MENSAGEM


Antes do compromisso,
Há hesitação, há oportunidade de recuar,
Uma ineficácia permanente. (...)
No momento em que nos comprometemos
De fato, a Providência também age.
Ocorre toda espécie de coisas para nos ajudar,
Coisas que de outro modo nunca ocorreriam.
Toda uma cadeia de eventos emana da decisão,
Fazendo vir em nosso favor todo tipo de
Encontros, de incipientes e de apoio imprevistos
Que ninguém poderia sonhar
Que surgiriam
Em seu caminho (...)
A ousadia traz em si o gênio, o poder e a magia.

Goethe (escritor alemão)




Identificação da Escola


Nome da Escola :
 Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”

Endereço:

 Rua Papoula Nº 491 Bairro Flores.
CEP:
38760 000 –
Cidade:
Serra do Salitre –MG
Telefone:
 (34) 38331357
Localização :
 Urbana
Código :
199290
Imail:
SRE:
Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio MG





Níveis e Modalidades de Ensino Ministrado
 
Educação Básica

*Educação Infantil
*Ensino Fundamental : 1º ao 5º ano
*Educação de jovens e Adultos



Direção da Escola



Diretora: Lúcia de Fátima da Silveira Rocha.
 
Vice-Direção: Maria Regina Pacheco.


Supervisora: Shirley Mesquita





APRESENTAÇÃO

  A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, se concretiza em promover coletivamente o Projeto Político Pedagógico. É de grande significado todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários, pais) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida à comunidade. Trabalhar coletivamente, e  muito mais vantajoso para a escola como um todo. É pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade visando ao sucesso na aprendizagem dos alunos. A escola preocupa em atender às necessidades específicas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho com a finalidade de construir uma identidade própria. Essa identidade tem um nome: PROJETO PEDAGÓGICO. O processo de construção coletiva do projeto pedagógico  assegura não só o sucesso da aprendizagem dos alunos como a sua permanência em uma escola boa  e de qualidade. A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt com seu Projeto Político Pedagógico ganha mais uma conquista revelando o seu poder de organização, procurando cada vez mais ter autonomia em suas decisões. A conquista dessa autonomia é importante porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de nº 9.394/96, não só reconhece os estabelecimentos de ensino como espaço legítimo para elaboração do seu projeto pedagógico como, também, assegura a participação dos profissionais da educação no desenvolvimento dessa tarefa. A transformação dessa autonomia assegurada pela legislação em uma autonomia construída pelos sujeitos da escola . 




 INTRODUÇÃO

O século XXI é conhecido como o século da  democracia. Participar  da construção de novas possibilidades de democracia e os desafios na esperança de contribuirmos para mudanças que promovam uma educação de qualidade. Essa educação de qualidade, por sua vez, interfere em nossa formação produzindo novas habilidades e competências em cada um de nós. É ressaltado que a democracia se faz com  participação nas decisões, de acordo com as  leis e devido as condições sociais necessárias para a prática democrática, como o respeito aos direitos humanos e a proteção à vida.  Uma  boa escola é aquela que promove a aprendizagem de todos os seus alunos e lhes assegura uma trajetória de sucesso com democracia. Essa meta pode ser atingida se você contar com subsídios efetivos que possam ajudá-lo a transformar a intenção em realidade.  O PROJETO  POLÍTICO PEDAGÓGICO  visa identificar não só suas metas como os principais aspectos a serem contemplados em sua organização. O papel do gestor como articulador do trabalho da equipe escolar na busca coletiva de soluções apropriadas ao contexto de sua instituição na tomada de decisões e na adoção de providências bem fundamentadas e adequadas ao desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico  deve ser  entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar,sistematizar, significar e re-significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo redefinindo meta .O trabalho de  intervenção pedagógica é realizada com as aulas de reforço trabalhos com referenciais das avaliações da Prova Brasil, SIMAVE  e Proeb além da leitura e calculose   é  de que as crianças aprendam a ser pessoas plenas, honestas é que saibam cuidar do planeta onde vivemos e que tenham Deus em suas vidas. O presente projeto vem  viabilizar a  resolução dos problemas e entraves que a Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”,  afronta sendo possível haver soluções se o alcance dos objetivos proposto neste projeto.

 

HISTÓRICO DA ESCOLA
                                                  
Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt

A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”, foi criada por ato publicado em MG de  26-01-1956 e instalada em 17-02-1956, com o nome de Escolas Reunidas “Senador Lúcio Bittencourt” que veio da SEE, Secretaria do Estado de Educação, no ato da publicação, tendo sido a primeira escola pública do município e instalada em sua nova sede, o grupo escolar, onde atualmente funciona a E.M. Dalila Lopes da Silveira.A primeira  diretora foi Helena de Faria Guimarães. A escola funcionava em dois turnos, matutino e vespertino. Em 1966 a referida escola passou a funcionar em novo prédio construído pelo então governador Magalhães Pinto, situado á Rua Getúlio Aguiar, nº 133, ficando a sede antiga para o Ginásio Estadual, criado nesta ocasião. A demanda de matrículas cresceu muito e o prédio não comportava todos os alunos e assim algumas turmas da Escola Lúcio Bittencourt funcionavam então na sede do Ginásio que tinha suas turmas no turno da noite.Em 1981 foi inaugurada a nova sede da Escola Estadual  “Senador Lúcio Bittencourt” á Rua Papoula Nº 491 em prédio moderno e que passou a atender com conforto e segurança as turmas do 1º ano primário.Em 1985, estando a E.E.”Senador Lúcio Bittencourt” com salas muito cheias, e não comportando mais a demanda de matrículas, a Superintendência Regional de Patos de Minas a qual pertencia o município de Serra do Salitre, desvinculou algumas turmas que passavam a pertencer á Escola Estadual de Serra do Salitre no turno da manhã, passando esta escola a atender também turmas do 1º ao 4º ano.Em janeiro de 1998,  a escola foi municipalizada, ou seja, em 31-01-98. Na gestão da Diretora Lúcia Rocha da Silveira construiu-se 2 salas. Em parceria com a Prefeitura Municipal e com toda a comunidade escolar ampliou a rede física com a construção de duas salas que foram destinadas a sala dos professores e sala de aula respectivamente. Atualmente estão sendo construídas mais duas salas que atenderão aos alunos como sala de aula e de informática, também em parceria com a prefeitura e a comunidade. E dentre outras conquistas realizadas na gestão da Senhora Diretora Lúcia de Fátima Rocha da Silveira. Atualmente a Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” tem em sua proposta pedagógica a preocupação e a missão de bem preparar o educando para a vida e para enfrentar os desafios da vida atual com firmeza e determinação. Para tanto, a partir de 2007, passou a atender também a Educação Infantil. O papel da escola na sociedade do conhecimento, os desafios para a educação na chamada "era da informação".  A escola é chamada a responder a novas exigências impostas pela modernidade. Neste ensejo, a escola foi contemplada com um Laboratório de Informática e capacitação de dois professores pelo PROINFO para atendimento principalmente aos alunos com dificuldades na aprendizagem, sendo que a escola conseguiu mais computadores e ampliou o atendimento a todos os alunos. Atualmente funcionando nos três turnos, atendendo 354 alunos do Ensino Fundamental (séries iniciais), contamos com  sete salas de aula, uma sala de Educação Infantil, uma  biblioteca, um laboratório de Informática   e uma sala  para professores.Outro aspecto que tem sido trabalhado é a leitura e literatura, sendo que além dos livros recebidos do FNDE, a escola adquiriu grande quantidade de livros, melhorando o acervo literário, isto através de promoções e contribuições de toda a comunidade. Também através de eventos e promoções, foram adquiridos duas máquinas de xérox que estão contribuindo com os professores  e alunos melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem.  Em 2010, um grande e sonho  foi realizado iniciou a construção da  “quadra de esportes coberta”, a qual  proporcionará aos alunos e aos  professores de educação física um melhor manejo de trabalho.   A cozinha foi proporcionada com 01 fogão de duas bocas e um armário de aço. Equipamentos novos valorizando o auxiliar de serviços gerais que  é considerado um grande apóio para nossa instituição.Foi adquirido armários  de aço para todas as salas de aulas e um  filtro de água para sala dos professores . A intervenção pedagógica é realizada com as aulas de reforço, contando com dois professores, um para cada turno e com a contribuição de professores e funcionários que ficam a disposição para aulas de leitura e interpretação diariamente.O crescimento nas  avaliações sistêmicas vem a cada ano melhorando. E as metas estão sendo  alcançadas o as notas do  Ideb vem tendo um valor significativo. Através do  SIMAVE e PROEB os alunos vem sendo preparados com  trabalhos referente a matrizes de referência.Espera-se que  a Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt  tenhas outras conquistas e o sucesso virá com ajuda da comunidade, pais, alunos, professores, funcionários e com o grande  empenho da gestão atual. É com grande perspectiva e alegria  que   trabalhamos  para o desenvolvimento e crescimento de  nossa escola enquanto instituição formadora de cidadãos  críticos e participativos.



MISSÃO DA ESCOLA

Educar buscando uma cultura de sucesso no processo ensino/aprendizagem  e uma formação cidadã, tendo  como  meios  básicos leitura, escrita, cálculo, da  aquisição de conhecimentos, habilidades  e  a formação de valores. Portanto, a educação focaliza as potencialidades do indivíduo num  trabalho que  visa tirar ou extrair do  próprio educando  o que  ele traz originalmente  consigo,  respeitando sua  individualidade  na  construção do conhecimento.  Tem em sua missão de bem preparar o educando para a vida e para enfrentar os desafios da vida atual com firmeza e determinação.



JUSTIFICATIVA

 A Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” em  seu processo de construção do projeto pedagógico abrangeu  três momentos :diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Esses processos vem  passando por avaliações  que nos  permite caminhar do real para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas.  O projeto pedagógico da Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt   representa o funcionamento da escola e  assumido como uma conquista do coletivo como um instrumento de luta e de organização. Portanto, a construção deste projeto  depende do papel ativo dos diversos atores envolvidos no contexto escolar.Todo corpo administrativo, pedagógico, docente, funcionários e  pais procuram  integração, socialização, sucesso e ajustamento pleno dos alunos de modo a assegurar o processo contínuo rumo a formação de cidadãos de bom caráter.  A escola é um espaço social de trocas coletivas. Quanto mais  incorpora as necessidades     da comunidade  mais dinâmica torna-se sua relação com os alunos e seu modo de viver interferindo  no destinos da própria comunidade onde está inserida, e esta influência deve ser consciente e responsavelmente exercida.

  
CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Clientela: Alunos/Pais
 Os alunos são de famílias de classe econômica baixa a média, sendo filhos de professores, comerciantes, trabalhadores braçais e diaristas, enfim, a escola acolhe alunos oriundos de outros estados e municípios.  Sendo que o bairro é localizado na parte central da cidade, onde há boas casas, fácil acesso, onde há o maior número de lojas, farmácias, supermercados, posto de saúde, hospital, igrejas, poli esportivo, praças, dentre outros, facilitando assim uma maior acessibilidade de alunos com maior poder aquisitivo. Contamos com o apoio de todos os funcionários da escola para um trabalho efetivo de intervenção pedagógica , evidenciando sanar as dificuldades apresentadas no decorrer do processo ensino aprendizagem.
 O  Brasil tem características culturais  e diversidades diferentes: costumes, crenças e valores, a culinária, o artesanato, o sotaque etc... Toda essa diversidade exige respeito para que possamos viver democraticamente. É formada por diferentes etnias, grupos e culturas, por imigrantes de diversos países, por variados grupos de migrantes que entram em contato formando novas e diferenciadas relações sociais. Entretanto, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural, muitas vezes, é marcada pelo preconceito e pela discriminação. Um dos grandes desafios da escola é construir e desenvolver o convívio democrático é neutralizar os preconceitos e as discriminações, reconhecer e valorizar a nossa identidade nacional cheia de riqueza pela sua pluralidade.A escola é o espaço ideal para promover a integração da comunidades.  É muito importante que todos se envolvam e se integrem aos diversos espaços, participando do processo educacional. Estimular a produção e a utilização de várias formas de expressão, linguagens, conhecimentos históricos, sociais e científicos, cuidando, ao mesmo tempo, da autonomia intelectual e moral do aluno, de tal forma que sua capacidade crítica e criadora possa ser constantemente. Nossa comunidade escolar é caracterizada, em sua maioria, por famílias apresentando uma cultura popular diversificada.  Muitos de nossos alunos ganham e dependem da Bolsa escola. Nossa escola caminha a passos lentos e  a mesma vem aprimorando suas formas de articulação e conquistando seu espaço dentro da comunidade a qual está inserida. A escola não faz um levantamento da situação sócio econômica dos alunos, mas no decorrer da vivência cotidiana podemos perceber que a situação financeira dos alunos é boa.  . Temos pouco lazer na cidade , as religiões são diversificadas. Os meios de comunicação são difundidos por um jornal mensal e uma rádio comunitária. A escola se localiza em um bairro central da cidade.A escola é parceira de instituições religiosas, empresas da cidade, Polícia militar, prefeitura e da própria comunidade. Nossa maior fonte de renda é a agricultura . A participação dos pais na nossa escola é ainda uma meta a ser aprimorada  pela nossa instituição, embora a maioria participe das reuniões destinadas a  discussões sobre interesse geral ou quando se trata exclusivamente de questões pedagógicas e sobre  o rendimento escolar dos filhos, dentre outros assuntos. A escolaridade dos pais de nossos alunos varia do analfabetismo ao curso superior sendo que, em sua maioria, possui o Ensino Fundamental incompleto.
No ano letivo de 2010 foram matriculados *Educação Infantil
*Ensino Fundamental : 1º ao 5º ano
*Educação de jovens e Adultos
A faixa etária dos alunos atendidos por este estabelecimento de ensino varia de 04 a 11 anos de idade, como também temos alunos adultos que cursam  a EJA.

 OBJETIVOS GERAIS


*Criar condições de envolvimento dos  vários  segmentos  da  comunidade escolar, com  amor,  comprometimento,  motivação, criatividade visando a melhoria do rendimento e qualidade do corpo discente.
*Criar espaço físico adequado para melhoria do desenvolvimento do trabalho  do corpo discente.
*Atender as necessidades da escola, com relação as condições físicas e  pedagógicas adequadas.




 CURRÍCULO E PROGRAMAS



  Tendo como objetivo a formação básica do cidadão, envolvendo aspectos físico,psicológico, intelectual e social complementando a ação da  família  e  da  comunidade. O currículo terá como base nacional comum  complementado por parte diversificada com a  disciplina “ Literatura Infantil” .Todas  as  disciplinas  da grade curricular visam o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico:
*A compreensão do ambiente natural  e  social, do sistema político, da tecnologia, artes, valores.
*Valorizar e promover o desenvolvimento cultural do educando.
*Fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade e tolerância humana.
*Domínio da  leitura, interpretação,  escrita,  cálculos e interpretação matemática.
*São  ministrados  em  contra-turno,  horários de  aulas de Informática através do PROINESP (FNDE).

   O planejamento é flexível podendo sofrer reajustamento, adaptando-se ao nível de desenvolvimento do educando, sendo os conteúdos trabalhados  e  desenvolvidos  de  acordo  com  as necessidades específicas de cada série/turma.



REGIME DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA



Educação Infantil:

A Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ” ministra a  Educação Infantil de acordo com as normas legais vigentes, devidamente registrada no processo de funcionamento da Educação Infantil.
Consta  o  ano  letivo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar, com carga horária anual de 800hs. A jornada diária funcionará apenas  no período vespertino de 12:30 às 16:30hs de segunda à sexta-feira.




Ensino Fundamental:


 De  acordo com as normas vigentes, consta o  ano letivo de 200 dias letivos de  efetivo trabalho escolar, com uma carga horária  anual de  900hs sendo ministrada a jornada diária de  4:30hs de segunda à sexta-feira, com funcionamento em dois turnos: matutino de 7:00hs às 11:30hs e vespertino de 12:30 às 17:00hs.
 A organização das turmas se fundamenta em critérios que garantem atendimento aos educandos no processo dando ênfase às atividades escolares  realizadas em salas de aula e outros ambientes educativos, desde que conste a participação de pelo menos 80% do quadro discente.




Educação de Jovens e Adultos/ Ensino Fundamental-1ª a 4ª Etapa :


 Tem seu funcionamento de acordo com legislação vigente, carga horária mínima de 420hs, sendo 100 dias letivos em cada etapa, em horário noturno de 18:00hs às 22:00hs, com  duração de 100dias letivos de trabalho escolar em cada etapa.




   REDE FÍSICA E EQUIPAMENTOS

  Possui a Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ”, uma estrutura física regular,  necessitando de uma ampliação e reforma para que possa atender e desenvolver com mais qualidade as atividade escolares.



DEPENDÊNCIAS ESCOLARES
*      1 – Cozinha
*      1 – Depósito de material de limpeza
*      1 – Despensa
*      1 – Diretoria
*      1 – Quadra de esportes coberta em construção
*      1 – Recreio coberto
*      1 – Refeitório
*      8_ Salas de aula
*      1 – Sala de informática
*      1 – Sala de Leitura ou Biblioteca (sala de reforço)
*      1 – Sala de orientação educacional  e Secretaria
*      1 – Sala de professores com banheiro
*      3 – Sanitários para alunos
*      1 – Sanitário dos funcionários
*      1_ Espaço reservado para cultivo de hortaliças





EQUIPAMENTOS

*02 (dois) televisores.
*01 (um) aparelho de vídeo.
*01 (um) aparelho de DVD.
*02 (dois) aparelhos de som com CD.
*01 (um)  retroprojetor.
*11 (onze) computadores.
*02 (duas ) impressoras.
*02 (duas) copiadoras (xérox).
* 02 (dois) mimeógrafos (manuais).
* 01 (um)data Show
* 01(um) notebook




 Formação Continuada dos Profissionais

 A  formação continuada dos profissionais da Escola Municipal “ Senador Lúcio Bittencourt ”, ocorre através de:

*Reuniões pedagógicas e ou administrativas sistemáticas para realização de oficinas pedagógicas,estudo de legislação, troca de ideias e  experiências de atividades propostas. Carga Horária Semanal de 02(duas) horas .
*Participação em cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
*Participação em cursos oferecidos pela  Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio .



Articulação da Instituição/Família/Comunidade

A  participação da comunidade ocorre através da colaboração de profissionais com efetivação de palestras, desenvolvimento de projetos e campanhas educativas e sociais que integram as famílias na vida escolar.


Avaliação do Desempenho Escolar e Estudos de Recuperação


                  
 A avaliação se desenvolverá de forma diversificada, diagnóstica e contínua. Visará a avaliação:
*Propiciar ao educando uma retomada de consciência dos seus progressos e
  dificuldades, com  acompanhamento  de  atividades em sala de aula  e  extra-classe.
*Uma auto-avaliação do trabalho docente, permitindo rever e corrigir ações e  métodos  utilizados no processo ensino/aprendizagem.
*O desenvolvimento do Plano de Intervenção que  teve  seu início em agosto de  2008, tem continuidade até este  momento, onde  consta  todo um trabalho de atividades  extra-classe e contra-turno; trabalho efetivado por todo corpo  administrativo, pedagógico e de apoio da escola.



Atividades de Avaliação e Recuperação



                       Para que se efetive o trabalho de avaliação contínua e de recuperação  é   realizado em contra-turno:

*Leitura e tabuada .
- Cada turma é atendida com trabalhos de  leituras diversificadas , estudo e argüição de tabuada duas vezes por semana por funcionário predeterminado pela área pedagógica e administrativa da escola.

*Intervenção e recuperação
-Os alunos que necessitam de reforço e recuperação são atendidos em con- tra-turno. Cada turma é  atendida duas vezes por  semana cumprindo carga  horária semanal  de 2:30hs .
-O trabalho de intervenção é realizado com material e atividades diferentes da sala de aula por professor específico e predeterminado para a função.




 Avaliação do Rendimento Escolar  e
          Acompanhamento de Assiduidade


                              A avaliação do rendimento  escolar  é realizada de forma bimestral em caráter diagnóstico e qualitativo, o resultado é registrado através  de conceitos  A B C em fichas individuais e diários de turma.
                             A assiduidade é acompanhada diretamente pelo professor
regente e repassado diariamente à direção da escola que busca informações com a família , quando necessário repassa para o Conselho Tutelar  que faz o trabalho de visitas à família


 Programação de Atividades Extra-Classe




                   Dentre as atividades de rotina extra-classe da Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt” realizadas durante o ano letivo destacam-se as seguintes comemorações.

*Abertura do Ano Letivo.
*Comemoração do Carnaval.
*Celebração da Páscoa.
*Festa das Mães.
*Festa Junina.
*Festa dos Pais.
*Dia das Crianças.
*Dia dos Professores e Funcionários.
*Desfile Cívico Comemorativo (festa da cidade).
*Projeto Consciência Negra
*Noite Cultural (uma por ano).
*Encerramento do Ano Letivo.

**Em todas as atividades envolve-se a família e comunidade escolar.















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