sexta-feira, 9 de março de 2012

Planejamento Anual

Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”
Ano: 2012 – Turma: 3º Ano

Português
Objetivo Geral

    Promover a integração dos alunos com o mundo letrado, visando à compreensão e apropriação da cultura escrita, conhecendo suas funções e seus usos sociais, as convenções gráficas e o uso dos diferentes tipos de textos e consolidar as capacidades referentes a leitura e escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas e desenvolver o gosto pela leitura.

Objetivos Específicos

* Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
*Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
*Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
*Conhecer o alfabeto;
*Conhecer a natureza alfabética do sistema de escrita;
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
*Ler e grafar corretamente sílabas canônicas e não canônicas;
*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessários à leitura;
*Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
*Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
*Compreender e valorizar o uso da cultura escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
*Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados, ao destinatário e ao contexto de circulação;
*Participar das interações cotidianas em sala de aula;
*Respeitar a diversidade nas formas de expressão oral, manifestas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar.

Conteúdos

*Compreensão e valorização da cultura escrita;
*Apropriação do sistema de escrita;
*Leitura;
*Ortografia e gramática;
*Produção escrita;
*Desenvolvimento da oralidade.

Estratégias

*Atividades escritas;
*Jogos;
*Cruzadinhas;
*Ditados;
*Caça-palavras;
*Registros individuais e coletivos;
*Confecção de cartazes e murais;
*Atividades lúdicas;
*Músicas, poemas, parlendas, etc;
*Textos diversos: cartas, anúncios, rótulos, embalagens, convites, receitas, bulas de remédio, etc.

Recursos Didáticos

*Livros;
*Folhas xerocadas e mimeografadas;
*Caderno, quadro de giz, papéis variados;
*Jogos pedagógicos, rótulos, embalagens;
*Livro de contos, jornais, revistas, CD, vídeos, etc.

Referências Bibliográficas

*CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e escrita Faculdade de educação da UFMG, Governo de Minas Gerais.
*Livro Didático “Conhecer e crescer”.
*Programa Educação para a qualidade do trabalho – MEC
*Caderno do Futuro, Língua Portuguesa – volume 2
*Resolução SEE nº 1 086, de 16 de abril de 2008.

Distribuição mensal dos conteúdos a serem trabalhados

Fevereiro

*Sondagem de conhecimentos;
*Alfabeto;
*Letra maiúscula e minúscula;
*Ordem alfabética;
*Uso do dicionário;
*Revisão silábica: sílabas simples;
*Reforçar em t – d e f – v;
*Textos variados.

Março

*Conceito de sílaba e palavra;
*Classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
*Acentuação de palavras;
*Sílaba tônica;
*Sílabas complexas: R(inicial), R(intercalado), RR e R(no final da sílaba);
*Textos: placas, bilhetes e convites;
*Poesias.

Abril

*Antônimo e sinônimo;
*Grupo silábico: ge e gi;
*Histórias em quadrinhos;
*Substantivo próprio e comum;
*Uso do til,
*Sílabas complexas: uso do AM e na;
*Sons do s: s som de z,  ss e s no final de sílaba;
*Produção textual.

Maio

*Sílabas terminadas em M ou N;
Notícias e textos informativos;
*Anúncios e classificados;
*Textos: contos de fadas;
*Grupo silábico: CE, CI e Ç;
*Sílabas terminadas em L (som de u);
*Produção textual;

Junho

*Substantivo masculino e feminino;
*Artigo definido e indefinido;
*Frases afirmativas e negativas;
*Grupo silábico: QU;
*Grupo silábico: GU;
*Produção textual;

Julho

*Revisão de conteúdos.

Agosto

*Substantivo: aumentativo e diminutivo;
*Substantivo coletivo;
*Uso do H: CH, NH, LH e H inicial;
*Produção textual.

Setembro

*Pontuação;
*Uso da vírgula;
*Grupo silábico: z no final da sílaba;
*Sons do X: CH, S e Z.

Outubro

*Pronomes;
*Adjetivos;
*Sons do X: CS, SS;
*Produção textual.

Novembro

*Verbo;
*Grupo silábico: consoante mais R;
*Grupo silábico: consoante mais L.
*Produção textual

Dezembro

*Revisão de conteúdos.






Matemática

Objetivo Geral

    Compreender e utilizar o sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e subtração, realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos básicos relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações matemáticas com autonomia.
    Desenvolver habilidades do pensamento, conhecimentos, valores, atitudes que a matemática nos proporciona de modo que o aluno possa estar capacitado para resolver situações diárias que envolvam cálculos, capacitando-o para lidar com algoritmos e operações matemáticas.

Objetivos específicos

*Conhecer a história dos números, associando a ideia de quantidade;
*Reconhecer a importância dos números, bem como sua circulação em várias situações práticas do nosso cotidiano;
*Desenvolver a habilidade de comparar, classificar e ordenar;
*Ampliar o pensamento lógico matemático;
*Conhecer nosso sistema de numeração decimal;
*Conhecer, comparar, relacionar e associar a quantidade números até 3 000;
*Desenvolver a capacidade de comparar, classificar, identificar e descrever figuras e sólidos geométricos, linhas abertas e fechadas, retas e curvas;
*Conhecer o nosso sistema monetário, utilizando-o corretamente em nosso dia-a-dia;
*Reconhecer a adição como o ato de ganhar, aumentar e acrescentar;
*Identificar a subtração como ideia de tirar e perder;
*Identificar a multiplicação como a adição de parcelas iguais;
*resolver divisões;
*Identificar a metade, terça parte ou quarta parte de um todo;
*Ampliar a orientação temporal.

Conteúdos

*Números;
*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas: tempo e dinheiro;
*Adição e subtração;
*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório;
*Divisão;
*Sistema de numeração decimal;
*Grandezas e medidas: comprimento, massa e capacidade.

Estratégias

*Jogos pedagógicos;
*Atividades escritas;
*Resolução de situações problemas;
*Trabalhos em grupo;
*Exercícios de fixação;
*Cálculos orais e escritos.

Recursos didáticos

*Livro didático;
*Caderno; quadro de giz; sucatas;
*Materiais concretos, jogos pedagógicos;
*Material dourado, etc.

Referências bibliográficas

*Livro didático “Matemática – Luiz Roberto Dante”
*Programa Educação para a qualidade do trabalho – MEC.
*Caderno do Futuro – Volume 2
*Resolução SEE nº 1 086 de abril de 2008.

Distribuição mensal dos conteúdos a serem trabalhados

Fevereiro

*Sondagem dos conhecimentos já adquiridos pelos alunos;
*Números;


Março

*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas: tempo e dinheiro;
*Regiões planas e seus contornos.

Abril

*Adição e subtração;
*Sistema de numeração.

Maio

*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório: possibilidades e probabilidades.

Junho

*Divisão;

Julho

*Revisão de conteúdos

Agosto

*Sistema de numeração decimal;
*Retomando as quatro operações;

Setembro

*Adição e subtração;
*Multiplicação e divisão;
*Medida de comprimento;

Outubro

*Medida de massa;
*Medida de capacidade;

Novembro

*Quatro operações;
*Situações problema

Dezembro

*Revisão de conteúdos







Ciências

Objetivo Geral

    Fornecer aos alunos elementos necessários à compreensão da realidade e a formação da cidadania, refletindo sobre a dinâmica social, a relação dos seres humanos entre si e com a natureza.

Objetivos Específicos

*Conhecer-se como ser humano;
*Caracterizar diferentes fases da vida humana;
*Identificar partes do corpo humano e suas funções, os órgãos dos sentidos e sua importância na percepção do ambiente;
*Identificar medidas de higiene;
*Reconhecer a necessidade dos hábitos de higiene corporal e mental para a conservação da saúde;
*Identificar formas de transmissão de doenças, bem como a necessidade das vacinas para prevenção das mesmas;
*Compreender a necessidade do tratamento de água para evitar doenças;
*Reconhecer e classificar os animais que existem no mundo;
*Classificar os animais;
*Conhecer os modos de reprodução dos animais;
*Identificar e reconhecer uma cadeia alimentar;
*Identificar a diversidade de plantas, suas partes e funções;
*Ter noção do universo;
*Identificar a terra como nosso planeta;
*Identificar os movimentos da Terra;
*Reconhecer ações de preservação do mundo em que vivemos.

Conteúdos

*As pessoas e o ambiente;
*Os animais da Terra;
*As plantas da Terra;
*O mundo em que vivemos.

Estratégias

*Aulas de campo;
*Filmes;
*Confecção de cartazes e murais;
*Exposições;
*Músicas e poesias;
*Trabalhos com textos e imagens.

Recursos Didáticos

*Livros, cadernos;
*Quadro de giz;
*Folhas xerocadas e mimeografadas;
*Jornais, revistas;
*Fotografias, CD, etc.

Referências Bibliográficas

*Livro Didático: “Projeto Pitanguá” e “De olho no Futuro”;
*Caderno do Futuro – Ciências – volume 2
*Lei 15 441 de 11/ 10/ 2 005
*Lei 13 441/99 de 21/ 12/ 1 999
*Lei 11 947 de 16/ 06/ 2 009

Distribuição dos conteúdos a serem trabalhados

1º Bimestre

*As pessoas e o ambiente;

2º Bimestre

*Os animais da Terra;

3º Bimestre

*As plantas da Terra;

4º Bimestre

*O mundo em que vivemos.



História e Geografia

Objetivo Geral

    Possibilitar aos alunos desenvolver a percepção de si mesmo e da sociedade em que vive numa dimensão histórica, ampliando o raciocínio e concepções a respeito do espaço geográfico onde vive, posicionando, fazendo escolhas de maneira responsável.

Objetivos Específicos

*Compreender, valorizar e respeitar o mundo em que vivemos;
*Perceber-se como capaz de construir a própria história, marcando seus próprios registros, iniciando a noção de pesquisa e investigação;
*Compreender as diferentes composições familiares e sua transformações de acordo com o desenvolvimento da sociedade;
*Desenvolver uma postura crítica diante das desigualdades sociais que se refletem nas condições de moradia das pessoas;
*Identificar o espaço escolar e o direito à educação que todas as crianças têm, os profissionais que trabalham na escola e os materiais escolares;
*Reconhecer a importância de cada profissão para a sociedade , identificando as características e materiais de trabalho de cada profissão;
*Identificar a importância de transporte para o crescimento e desenvolvimento da sociedade;
*Reconhecer a necessidade de comunicação entre as pessoas, comparando os avanços dos meios de comunicação;
*Compreender a passagem do tempo na atualidade e em outras épocas;
*Identificar as características climáticas de cada estação;
*Comemorar as principais datas cívicas;
*Conhecer e respeitar diferentes culturas como a cultura Afro-brasileira.

Conteúdos

*O mundo;
*Eu;
*Família;
*Casa;
*Escola;
*Profissões;
*Meios de transporte;
*Meios de comunicação;
*Tempo;
*Estações do ano;
*Datas comemorativas;
*Cultura Afro-brasileira.

Estratégias

*Aulas de campo;
*Filmes;
*Construções de maquetes;
*Dramatizações;
*Trabalhos com textos e imagens;
*Confecção de murais e cartazes;
*Músicas e poesias;
*Fotografias e diferentes registros, etc.

Recursos Didáticos

*Livros, revistas, jornais;
*Fotos;
*Folhas mimeografadas e xerocadas;
*Papéis variados, CD;
*Registros e arquivos variados, etc.

Referências Bibliográficas

*Caderno do Futuro – História e Geografia – volume 2
*Livro: “Viva Vida e Projeto Prosa
*Lei Federal 11 645 de 10/ 03/ 2 008.

Distribuição bimestral de conteúdos

1º Bimestre

*Eu;
*Comunidade;
*Estatuto da criança e do Adolescente;
*Comunidade familiar;
*Comunidade escolar;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre;

2º Bimestre

*Tipos de casas;
*Moradia – aspecto social;
*Profissões;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre.

3º Bimestre

*Meios de transporte;
*Trânsito;
*Meios de comunicação;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre.

4º Bimestre

*Orientação pelo sol;
*Diferentes aspectos da natureza;
*Ambiente e vegetação;
*Clima;
*O homem modifica o ambiente em que vive.







Ensino Religioso

Objetivo Geral

    Os alunos deverão reconhecer que as possibilidades de crescimento acontecem sob vários aspectos, traduzindo-se em atitudes, gestos e comportamentos presente em todo ser humano, e que através dos valores recebidos possam reconhecer-se a si próprio e a seus semelhantes, valorizando a necessidade de construir uma relação mais próxima com Deus.

Objetivos Específicos

*Reconhecer a si próprio como pessoa humana, com qualidades e possibilidades de crescimento completo: físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual;
*Reconhecer que a religião é um dos caminhos que levam a Deus;
*Descobrir a presença de Deus como obra e criação de Deus;
*Reconhecer a importância da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem estar de todos que desses integram;
*Compreender a função da escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida;
*Perceber os valores que devem ser concebidos e os contra-valores que devem ser rejeitados na vida em comunidade;
*Reconhecer que temos um corpo que precisa ser respeitado e cuidado como algo importante;
*Compreender a razão de ser a Bíblia o livro sagrado usado em diversas denominações religiosas;
*Concluir que cuidar dos outros é uma atitude de amor que gera bem-estar e alegria;
*Reconhecer e valorizar sua capacidade de escolher e de tomar decisões;
*reconhecer a responsabilidade como valor que nos ajuda a crescer como gente e sermos mais felizes.

Conteúdos

*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa!Vida nova!
*Descoberta da presença de Deus;
*Família e escola;
*Mãe: Fonte de vida e amor;
*Regras: Forma de facilitar nossas vidas;
*Violência e paz;
*Valores comuns e contra-valores;
*Bíblia, o livro sagrado;
*Criança... Esperança de um mundo melhor;
*Valorização do professor;
*Culturas;
*Auto-estima;
*Natal! Nascimento de Jesus.

Recursos Didáticos

*Aulas expositivas;
*Livros literários;
*Cartazes;
*Fotografias e gravuras;
*Leitura de salmos e provérbios;
*Músicas;
*Brincadeiras;
*Dramatizações;
*Produção de textos;
*Filmes;
*Debates.

Avaliação

    Os alunos serão avaliados diariamente a cada aula através dos temas desenvolvidos e com as mudanças de comportamento do ser, estar e agir no mundo como pessoas criadoras, como imagem e semelhança de Deus.

Referências Bibliográficas

*Conteúdos Básicos de Ensino Religioso;
*Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais 1 995;
*Como Viver nesse mundo – volume 2
*De Mãos Dadas – volume 2

Distribuição bimestral de conteúdos

1º Bimestre

*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa! Vida nova!

2º Bimestre

*Descoberta da presença de Deus;
*Família e escola;
*Regras: Formas de facilitar nossas vidas;
*Mãe: Fonte de vida e amor.

3º Bimestre

*Valores comuns e contra-valores;
*Violência e paz;
*Bíblia: O livro Sagrado;
*Criança, esperança de um mundo melhor;
*Valorização do professor.

4º Bimestre

*Culturas;
*Auto-estima;
*Nata! Nascimento de Jesus!


























TEMAS TRANSVERSAIS

*Direitos e deveres das crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307 de 27 de março de 2009.

* Desenvolver atividades que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com a Lei 12 472/2011

*Estudo da dependência química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei 13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.

*Educação Alimentar e Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art 2º.

*Integração e articulação da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de formação integral do aluno.

*Cultura Afro-Brasileira e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.

* Programar atividades no calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece todo dia 20 de novembro.







“Ame muitas coisas, porque em amar está a verdadeira força. Quem ama muito conquistará muito, e o que for feito com amor estará bem feito”.

Vicent Van Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário