Planejamento Anual
Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt
4° Ano do Ciclo Complementar
Professora: Silvânia Maria da Silveira Borges
2012
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos Gerais:
*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações de aprendizagem a vivências e situações práticas.
*Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
*Desenvolver a capacidade de pensar e organizar idéias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita.
*Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita.
*Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.
*Aprimorar o gosto pela leitura.
*Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
Objetivos Específicos:
*Desenvolver a habilidade oral e escrita.
*Desenvolver a habilidade de produzir textos individuais e coletivos.
*Compreender o texto lido.
*Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
*Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto.
*Estabelecer relações entre os textos lidos.
*Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita.
*Refletir sobre direitos e deveres que possui.
*Criar regras de convívio para a sala de aula.
*Verificar as características do gênero história em quadrinhos.
*Compreender o conceito de encontro vocálico e fazer a separação silábica das palavras que apresentam ditongo, tritongo e hiato.
*Grafar corretamente as palavras.
*Explicitar o conhecimento sobre lendas e reconhecer os seres folclóricos.
*Compreender e diferenciar dígrafo de encontro consonantal.
*Compreender e usar adjetivos em um texto descritivo.
*Acentuar as palavras corretamente.
*Perceber sílabas tônicas e classificar em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
*Exercitar a imaginação através de desenho ou foto na composição e interpretação de texto.
*Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos.
*Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.
*Perceber, classificar e empregar os artigos corretamente.
*Conceituar verbos e flexiona-los nos tempos presente, pretérito e futuro.
Conteúdos
*Vários tipos de textos: contos, fábulas, histórias, literatura infantil, poemas, quadrinhas, parlendas, adivinhas, letras de músicas, textos de jornais e revistas, placas, propagandas, anúncios, cartazes, outdoors, folhetos, bulas, manuais, legendas, cartas, bilhetes, convites, avisos, embalagens e rótulos.
*Composição de texto com descrição de cenas.
*A escrita das palavras com: g/j; lh/li; s/z; c/ç/; s/ss/; sc/sç/xc/; sons do x; am/ão; r/rr/; h inicial; consoantes mudas; uso do porque; mal e mau; l/ u, m/n, sob/sobre; mas/mais; etc.
*Encontro vocálico.
*Encontro consonantal.
*Dígrafo.
*Classificação de sílabas.
*Sílaba tônica.
*Acentuação.
*Numeral.
*Uso de pontuação.
*Gênero, número e grau do substantivo.
*Verbos e tempos verbais.
*Artigo definido e indefinido.
*Tipos de frases.
*Substantivo: próprio e comum; simples e composto; primitivo e derivado; coletivo.
*Adjetivos pátrios, graus do adjetivo, grau superlativo.
*Locuções adjetivas.
*Pronomes pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento.
*Interjeições.
*Sinônimo e antônimo.
*Sujeito e predicado
Desenvolvimento Metodológico
*Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva.
*Leitura dramatizada.
*Análise de textos e interpretação de gravuras.
*Reprodução de textos.
*Consulta ao dicionário.
*Audição e declamação de poesias, textos em versos e prosas e interpretação de músicas.
*Comentários sobre os gêneros textuais.
*Separação e classificação de palavras.
*Pesquisa, recorte e colagens.
*Identificação e emprego das morfologias trabalhadas.
*Cruzadinhas.
*Caça-palavras.
*Jogo de memória.
*Treino ortográfico e ditado das mais variadas formas.
*Cartazes e panfletos.
Observação: Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.
Bibliografia:
*Bragança, Angiolina. Língua Portuguesa, 4º ano, 1ª edição, São Paulo, 2005, Coleção Porta Aberta.
* Buranello, Cristiane. Língua Portuguesa, 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Coleção Conhecer e Crescer.
* Coleção Aprendizagem Divertida.
MATEMÁTICA
Objetivos Gerais:
*Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair.
*Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento.
*Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia.
Objetivos Específicos:
*Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração.
*Classificar e identificar segmentos de retas, o número de faces, vértices e arestas de alguns poliedros.
*Compor e decompor figuras geométricas percebendo assimetria, desenvolvendo o pensamento, assim, trabalhando as figuras espaciais: tridimensionais, e figuras planas: bidimensionais.
*Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações.
*Formular e resolver problemas levando em conta suas etapas de resolução.
*Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo.
*Desenvolver a competência métrica, reconhecendo as grandezas e suas medidas (comprimento, perímetro, massa, tempo, temperatura e capacidade).
*Compreender tabelas, diagramas, gráficos utilizando a linguagem oral e escrita.
*Construir e apropriar-se dos significados do número racional e de suas representações (fracionária e decimal) a partir de situações-problema contextualizadas.
*Desenvolver o raciocínio combinatório analisando as possibilidades de resoluções.
*Desenvolver atitude positiva em relação a Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito utilizado.
Conteúdo
*Sistema de numeração.
*Sistema de numeração decimal.
*Sólidos geométricos, simetria.
*Grandezas e medidas: tempo, comprimento, massa, capacidade .
*Adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais.
*Expressões numéricas envolvendo as quatro operações.
*Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
*Sistema monetário.
*Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário.
*Frações, números decimais.
*Possibilidades, probabilidade e estatística.
*Ângulos e polígonos.
*Sentenças matemáticas.
*Múltiplos e divisores.
*Números ordinais, cardinais e romanos.
*Multiplicação e divisão por 10/ 100/ 1000.
*Classes e ordens
*Gráficos
Desenvolvimento Metodológico
*Leitura e escrita de números e símbolos.
*Utilização de recursos concretos: ábaco, material dourado, QVL, cédulas, moedas, metro, balança, litro, cartaz, entre outros objetos.
*Confeccionar os sólidos geométricos.
*Resolução de problemas com as quatro operações.
*Redução e ampliação de figuras.
*Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade.
*Interpretar tabelas e gráficos.
*Desenhos, figuras e atividades variadas.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida, contribuindo para a construção da cidadania.
Bibliografia
*Caracol – Ensino Fundamental – Matemática 2º edição 2007 Maria Tereza Marisco – Maria do Carmo, Maria Elisabete, Armando Coelho
*Dante, Luiz Roberto, Aprendendo Sempre – 1ª edição 2009
HISTÓRIA
Objetivos Gerais:
*Identificar sua origem e sua identidade.
*Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
*Compreender a Migração e Imigração dentro de um País.
*Reconhecer os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade.
*Interar-se da história do Município em que mora.
Objetivos Específicos:
*Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
*Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e europeu.
*Conhecer exemplos de tradição indígena presentes em nosso cotidiano.
*Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
*Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo.
*Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas.
*Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País.
*Registrar informações pessoais.
Conteúdo
* A história de cada um (Certidão de nascimento).
* A chegada dos portugueses.
*História dos primeiros habitantes.
*A história do município.
*Tratado de Tordesilhas
*As capitanias hereditárias.
*O governo geral.
*Inconfidência Mineira.
*Independência do Brasil.
*Abolição da escravatura.
*Proclamação da Republica.
*Dia da Bandeira, Hino da Bandeira e outras datas comemorativas.
Desenvolvimento Metodológico
*Mapas.
*Pesquisas.
*Textos relacionados.
*Atividades de datas comemorativas.
*Acrósticos.
*Murais e cartazes.
*Atividades orais, escritas.
Levar o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico, elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercendo a cidadania, expondo suas ideias e pensamentos, possibilitando sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.
Bibliografia:
*ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de; BORELLA, Regina Nogueira. História: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
* Caderno do Futuro, História e Geografia 3.
GEOGRAFIA
Objetivos Gerais:
*Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
*Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
*Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
Objetivos específicos:
*Identificar área urbana e rural.
*Identificar os limites e governo do Município.
*Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município.
*Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal.
*Perceber que para deslocar-se no espaço é necessário saber orientar-se.
*Identificar os diferentes tipos de vegetação do Brasil e suas características.
*Identificar diferentes tipos de matérias primas utilizadas pelas indústrias.
*Identificar os diferentes tipos de estabelecimentos comerciais.
*Identificar a grande variedade de serviços e seus prestadores.
*Conscientizar da importância da conservação e da preservação da natureza.
*Compreender e valorizar a cultura do município.
Conteúdo
*Município, limites e administração.
*Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
*Os limites do Município.
*Pontos cardeais e colaterais.
Bibliografia:
*RAMA, Ângela; PAULA, Marcelo Moraes. Geografia: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
*Caderno do Futuro , História e Geografia 3.
Bibliografia:
*CRUZ, José Luiz Carvalho, Ciências 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Editora Moderna. Projeto Pitanguá.
*Caderno do Futuro, Ciências, 3.
*Coleção Quero Aprender, Carlos Barros, 3, 5ª edição.
ARTES
Objetivos Gerais:
*Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas, promovendo a formação integral da criança.
*Desenvolver a compreensão, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.
Objetivos Específicos:
*Valorizar as produções artísticas expressando e comunicando idéias.
*Descontrair, alegra-se e sentir prazer pela arte.
*Desenvolver as percepções.
*Desenvolver as coordenações motoras: fina, ampla e viso-motora.
Bibliografia:
Ofício circular nº 07/2012
CBC
Não há livro adotado para Artes.
ENSINO RELIGIOSO
Objetivo geral
Possibilitar ao aluno a redescoberta de si próprio e seus semelhantes com características que determinam sua natureza e encontrar a sua razão de ser e estar no mundo, o convívio consigo mesmo e com seus semelhantes.
Objetivos específicos
Reconhecer a si próprio como pessoa humana, com qualidades e defeitos a desenvolver na relação com seus semelhantes e demais seres.
Respeitar a natureza, como obra e criação de um ser maior.
Reconhecer a importância da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem estar de todos que desses integram.
Compreender a função da escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida.
Identificar regras que facilitam a vida da comunidade como lugar onde as pessoas vivem ou buscam a paz.
Perceber os valores que devem ser concebidos e os contra-valores que devem ser rejeitados na vida em comunidade.
Reconhecer que é também por meio da religiosidade que ele poderá ser um ser humano mais feliz e conhecedor de si.
Reconhecer que temos um corpo que precisa ser cuidado, respeitado como algo importante.
Recolocar a dimensão de valores na educação, considerando que ela é parte essencial da estrutura do ser humano.
Conteúdos
*Os valores morais (amor, amizade, respeito, dedicação, cooperação, coragem, união, paz)
*Quem sou eu?
*Com quem convivo
*Família e escola
*Natureza e terra
*Direitos e deveres
*Violência e paz
*Valores comuns e contra-valores
*Valorização do professor
*Culturas
*Autoestima
*Boas maneiras
Desenvolvimento metodológico
*Atividades mimeografadas ou xerocadas
*Desenhos
*Histórias
*Diálogo em grupo
*Textos informativos
*Brincadeiras
Avaliação
Será feita durante todo o processo de construção do conhecimento e também diante das atitudes dos alunos.
Bibliografia
* Radespiel, Maria Coleção Valores de A a Z(Vol. 1 ao 5)
TEMAS TRANSVERSAIS
*Direitos e deveres das crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307 de 27 de março de 2009.
* Desenvolver atividades que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com a Lei
12 472/2011
*Estudo da dependência química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei 13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.
*Educação Alimentar e Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art 2º.
*Integração e articulação da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de formação integral do aluno.
*Cultura Afro-Brasileira e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.
* Programar atividades no calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece todo dia 20 de novembro.
Olá!!!!!
ResponderExcluirAs atividades do seu blog são muito interessantes. Vou utilizar algumas com os meus alunos do 4º ano.
Amei!!! Parabéns pela organização e criatividade, pelo carinho que você mostra!
ResponderExcluirOlá silvânia!
ResponderExcluiramei o seu cantinho.
suas ideias, atividades e tudo mais, tem sido muito útil com minha nova turminha do 4 ano.
muito obrigado por compartilhar.
Deus te abençõe sempre.
beijos.
parabéns pelo seu blog é muito bonito e organizado. vou usar algumas ideias para os meus alunos. obrigada fica com Deus abençoa sua familia. gostei dessas florzinha. amei é bem interessante.bjs
ResponderExcluirOlá Silvânia!
ResponderExcluirAdorei o seu cantinho.
Parabéns pela organização e criatividade, pelo carinho que você mostra! muito obrigado .
E que Deus te abençoi sempre.
Beijos!!!!