quinta-feira, 15 de março de 2012

8 de março - Dia Internacional da Mulher

     Mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.
     Em 1857, 129 tecelãs de Nova Iorque foram mortas carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas.
     No dia 08 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando as 129 operárias carbonizadas dentro de uma tecelagem.
   A manifestação das operárias chamou a atenção na época por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia do desfecho. Violentamente reprimidas pela polícia, as tecelãs refugiaram-se dentro da fábrica e no dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando as 129 operárias carbonizadas.
     A sensibilização da sociedade sobre o episódio e pelas causas femininas foram aumentando e foi em 1910 que surgiu a idéia de criar uma data para marcar as questões femininas e lembrar a morte das operárias.    Durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, a famosa ativista dos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram, na Europa e a data passou a ser comemorada no mundo inteiro.





sexta-feira, 9 de março de 2012

Planejamento Anual

Escola Municipal “Senador Lúcio Bittencourt”
Ano: 2012 – Turma: 3º Ano

Português
Objetivo Geral

    Promover a integração dos alunos com o mundo letrado, visando à compreensão e apropriação da cultura escrita, conhecendo suas funções e seus usos sociais, as convenções gráficas e o uso dos diferentes tipos de textos e consolidar as capacidades referentes a leitura e escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas e desenvolver o gosto pela leitura.

Objetivos Específicos

* Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
*Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
*Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
*Conhecer o alfabeto;
*Conhecer a natureza alfabética do sistema de escrita;
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
*Ler e grafar corretamente sílabas canônicas e não canônicas;
*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessários à leitura;
*Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
*Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
*Compreender e valorizar o uso da cultura escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
*Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados, ao destinatário e ao contexto de circulação;
*Participar das interações cotidianas em sala de aula;
*Respeitar a diversidade nas formas de expressão oral, manifestas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar.

Conteúdos

*Compreensão e valorização da cultura escrita;
*Apropriação do sistema de escrita;
*Leitura;
*Ortografia e gramática;
*Produção escrita;
*Desenvolvimento da oralidade.

Estratégias

*Atividades escritas;
*Jogos;
*Cruzadinhas;
*Ditados;
*Caça-palavras;
*Registros individuais e coletivos;
*Confecção de cartazes e murais;
*Atividades lúdicas;
*Músicas, poemas, parlendas, etc;
*Textos diversos: cartas, anúncios, rótulos, embalagens, convites, receitas, bulas de remédio, etc.

Recursos Didáticos

*Livros;
*Folhas xerocadas e mimeografadas;
*Caderno, quadro de giz, papéis variados;
*Jogos pedagógicos, rótulos, embalagens;
*Livro de contos, jornais, revistas, CD, vídeos, etc.

Referências Bibliográficas

*CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e escrita Faculdade de educação da UFMG, Governo de Minas Gerais.
*Livro Didático “Conhecer e crescer”.
*Programa Educação para a qualidade do trabalho – MEC
*Caderno do Futuro, Língua Portuguesa – volume 2
*Resolução SEE nº 1 086, de 16 de abril de 2008.

Distribuição mensal dos conteúdos a serem trabalhados

Fevereiro

*Sondagem de conhecimentos;
*Alfabeto;
*Letra maiúscula e minúscula;
*Ordem alfabética;
*Uso do dicionário;
*Revisão silábica: sílabas simples;
*Reforçar em t – d e f – v;
*Textos variados.

Março

*Conceito de sílaba e palavra;
*Classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
*Acentuação de palavras;
*Sílaba tônica;
*Sílabas complexas: R(inicial), R(intercalado), RR e R(no final da sílaba);
*Textos: placas, bilhetes e convites;
*Poesias.

Abril

*Antônimo e sinônimo;
*Grupo silábico: ge e gi;
*Histórias em quadrinhos;
*Substantivo próprio e comum;
*Uso do til,
*Sílabas complexas: uso do AM e na;
*Sons do s: s som de z,  ss e s no final de sílaba;
*Produção textual.

Maio

*Sílabas terminadas em M ou N;
Notícias e textos informativos;
*Anúncios e classificados;
*Textos: contos de fadas;
*Grupo silábico: CE, CI e Ç;
*Sílabas terminadas em L (som de u);
*Produção textual;

Junho

*Substantivo masculino e feminino;
*Artigo definido e indefinido;
*Frases afirmativas e negativas;
*Grupo silábico: QU;
*Grupo silábico: GU;
*Produção textual;

Julho

*Revisão de conteúdos.

Agosto

*Substantivo: aumentativo e diminutivo;
*Substantivo coletivo;
*Uso do H: CH, NH, LH e H inicial;
*Produção textual.

Setembro

*Pontuação;
*Uso da vírgula;
*Grupo silábico: z no final da sílaba;
*Sons do X: CH, S e Z.

Outubro

*Pronomes;
*Adjetivos;
*Sons do X: CS, SS;
*Produção textual.

Novembro

*Verbo;
*Grupo silábico: consoante mais R;
*Grupo silábico: consoante mais L.
*Produção textual

Dezembro

*Revisão de conteúdos.






Matemática

Objetivo Geral

    Compreender e utilizar o sistema de numeração, dominar os fatos fundamentais da adição e subtração, realizar cálculos mentais com números pequenos, dominar conceitos básicos relativos a grandezas e medidas, espaço e forma e resolver operações matemáticas com autonomia.
    Desenvolver habilidades do pensamento, conhecimentos, valores, atitudes que a matemática nos proporciona de modo que o aluno possa estar capacitado para resolver situações diárias que envolvam cálculos, capacitando-o para lidar com algoritmos e operações matemáticas.

Objetivos específicos

*Conhecer a história dos números, associando a ideia de quantidade;
*Reconhecer a importância dos números, bem como sua circulação em várias situações práticas do nosso cotidiano;
*Desenvolver a habilidade de comparar, classificar e ordenar;
*Ampliar o pensamento lógico matemático;
*Conhecer nosso sistema de numeração decimal;
*Conhecer, comparar, relacionar e associar a quantidade números até 3 000;
*Desenvolver a capacidade de comparar, classificar, identificar e descrever figuras e sólidos geométricos, linhas abertas e fechadas, retas e curvas;
*Conhecer o nosso sistema monetário, utilizando-o corretamente em nosso dia-a-dia;
*Reconhecer a adição como o ato de ganhar, aumentar e acrescentar;
*Identificar a subtração como ideia de tirar e perder;
*Identificar a multiplicação como a adição de parcelas iguais;
*resolver divisões;
*Identificar a metade, terça parte ou quarta parte de um todo;
*Ampliar a orientação temporal.

Conteúdos

*Números;
*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas: tempo e dinheiro;
*Adição e subtração;
*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório;
*Divisão;
*Sistema de numeração decimal;
*Grandezas e medidas: comprimento, massa e capacidade.

Estratégias

*Jogos pedagógicos;
*Atividades escritas;
*Resolução de situações problemas;
*Trabalhos em grupo;
*Exercícios de fixação;
*Cálculos orais e escritos.

Recursos didáticos

*Livro didático;
*Caderno; quadro de giz; sucatas;
*Materiais concretos, jogos pedagógicos;
*Material dourado, etc.

Referências bibliográficas

*Livro didático “Matemática – Luiz Roberto Dante”
*Programa Educação para a qualidade do trabalho – MEC.
*Caderno do Futuro – Volume 2
*Resolução SEE nº 1 086 de abril de 2008.

Distribuição mensal dos conteúdos a serem trabalhados

Fevereiro

*Sondagem dos conhecimentos já adquiridos pelos alunos;
*Números;


Março

*Sólidos geométricos;
*Grandezas e medidas: tempo e dinheiro;
*Regiões planas e seus contornos.

Abril

*Adição e subtração;
*Sistema de numeração.

Maio

*Multiplicação;
*Raciocínio combinatório: possibilidades e probabilidades.

Junho

*Divisão;

Julho

*Revisão de conteúdos

Agosto

*Sistema de numeração decimal;
*Retomando as quatro operações;

Setembro

*Adição e subtração;
*Multiplicação e divisão;
*Medida de comprimento;

Outubro

*Medida de massa;
*Medida de capacidade;

Novembro

*Quatro operações;
*Situações problema

Dezembro

*Revisão de conteúdos







Ciências

Objetivo Geral

    Fornecer aos alunos elementos necessários à compreensão da realidade e a formação da cidadania, refletindo sobre a dinâmica social, a relação dos seres humanos entre si e com a natureza.

Objetivos Específicos

*Conhecer-se como ser humano;
*Caracterizar diferentes fases da vida humana;
*Identificar partes do corpo humano e suas funções, os órgãos dos sentidos e sua importância na percepção do ambiente;
*Identificar medidas de higiene;
*Reconhecer a necessidade dos hábitos de higiene corporal e mental para a conservação da saúde;
*Identificar formas de transmissão de doenças, bem como a necessidade das vacinas para prevenção das mesmas;
*Compreender a necessidade do tratamento de água para evitar doenças;
*Reconhecer e classificar os animais que existem no mundo;
*Classificar os animais;
*Conhecer os modos de reprodução dos animais;
*Identificar e reconhecer uma cadeia alimentar;
*Identificar a diversidade de plantas, suas partes e funções;
*Ter noção do universo;
*Identificar a terra como nosso planeta;
*Identificar os movimentos da Terra;
*Reconhecer ações de preservação do mundo em que vivemos.

Conteúdos

*As pessoas e o ambiente;
*Os animais da Terra;
*As plantas da Terra;
*O mundo em que vivemos.

Estratégias

*Aulas de campo;
*Filmes;
*Confecção de cartazes e murais;
*Exposições;
*Músicas e poesias;
*Trabalhos com textos e imagens.

Recursos Didáticos

*Livros, cadernos;
*Quadro de giz;
*Folhas xerocadas e mimeografadas;
*Jornais, revistas;
*Fotografias, CD, etc.

Referências Bibliográficas

*Livro Didático: “Projeto Pitanguá” e “De olho no Futuro”;
*Caderno do Futuro – Ciências – volume 2
*Lei 15 441 de 11/ 10/ 2 005
*Lei 13 441/99 de 21/ 12/ 1 999
*Lei 11 947 de 16/ 06/ 2 009

Distribuição dos conteúdos a serem trabalhados

1º Bimestre

*As pessoas e o ambiente;

2º Bimestre

*Os animais da Terra;

3º Bimestre

*As plantas da Terra;

4º Bimestre

*O mundo em que vivemos.



História e Geografia

Objetivo Geral

    Possibilitar aos alunos desenvolver a percepção de si mesmo e da sociedade em que vive numa dimensão histórica, ampliando o raciocínio e concepções a respeito do espaço geográfico onde vive, posicionando, fazendo escolhas de maneira responsável.

Objetivos Específicos

*Compreender, valorizar e respeitar o mundo em que vivemos;
*Perceber-se como capaz de construir a própria história, marcando seus próprios registros, iniciando a noção de pesquisa e investigação;
*Compreender as diferentes composições familiares e sua transformações de acordo com o desenvolvimento da sociedade;
*Desenvolver uma postura crítica diante das desigualdades sociais que se refletem nas condições de moradia das pessoas;
*Identificar o espaço escolar e o direito à educação que todas as crianças têm, os profissionais que trabalham na escola e os materiais escolares;
*Reconhecer a importância de cada profissão para a sociedade , identificando as características e materiais de trabalho de cada profissão;
*Identificar a importância de transporte para o crescimento e desenvolvimento da sociedade;
*Reconhecer a necessidade de comunicação entre as pessoas, comparando os avanços dos meios de comunicação;
*Compreender a passagem do tempo na atualidade e em outras épocas;
*Identificar as características climáticas de cada estação;
*Comemorar as principais datas cívicas;
*Conhecer e respeitar diferentes culturas como a cultura Afro-brasileira.

Conteúdos

*O mundo;
*Eu;
*Família;
*Casa;
*Escola;
*Profissões;
*Meios de transporte;
*Meios de comunicação;
*Tempo;
*Estações do ano;
*Datas comemorativas;
*Cultura Afro-brasileira.

Estratégias

*Aulas de campo;
*Filmes;
*Construções de maquetes;
*Dramatizações;
*Trabalhos com textos e imagens;
*Confecção de murais e cartazes;
*Músicas e poesias;
*Fotografias e diferentes registros, etc.

Recursos Didáticos

*Livros, revistas, jornais;
*Fotos;
*Folhas mimeografadas e xerocadas;
*Papéis variados, CD;
*Registros e arquivos variados, etc.

Referências Bibliográficas

*Caderno do Futuro – História e Geografia – volume 2
*Livro: “Viva Vida e Projeto Prosa
*Lei Federal 11 645 de 10/ 03/ 2 008.

Distribuição bimestral de conteúdos

1º Bimestre

*Eu;
*Comunidade;
*Estatuto da criança e do Adolescente;
*Comunidade familiar;
*Comunidade escolar;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre;

2º Bimestre

*Tipos de casas;
*Moradia – aspecto social;
*Profissões;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre.

3º Bimestre

*Meios de transporte;
*Trânsito;
*Meios de comunicação;
*Datas comemorativas referentes ao bimestre.

4º Bimestre

*Orientação pelo sol;
*Diferentes aspectos da natureza;
*Ambiente e vegetação;
*Clima;
*O homem modifica o ambiente em que vive.







Ensino Religioso

Objetivo Geral

    Os alunos deverão reconhecer que as possibilidades de crescimento acontecem sob vários aspectos, traduzindo-se em atitudes, gestos e comportamentos presente em todo ser humano, e que através dos valores recebidos possam reconhecer-se a si próprio e a seus semelhantes, valorizando a necessidade de construir uma relação mais próxima com Deus.

Objetivos Específicos

*Reconhecer a si próprio como pessoa humana, com qualidades e possibilidades de crescimento completo: físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual;
*Reconhecer que a religião é um dos caminhos que levam a Deus;
*Descobrir a presença de Deus como obra e criação de Deus;
*Reconhecer a importância da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem estar de todos que desses integram;
*Compreender a função da escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida;
*Perceber os valores que devem ser concebidos e os contra-valores que devem ser rejeitados na vida em comunidade;
*Reconhecer que temos um corpo que precisa ser respeitado e cuidado como algo importante;
*Compreender a razão de ser a Bíblia o livro sagrado usado em diversas denominações religiosas;
*Concluir que cuidar dos outros é uma atitude de amor que gera bem-estar e alegria;
*Reconhecer e valorizar sua capacidade de escolher e de tomar decisões;
*reconhecer a responsabilidade como valor que nos ajuda a crescer como gente e sermos mais felizes.

Conteúdos

*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa!Vida nova!
*Descoberta da presença de Deus;
*Família e escola;
*Mãe: Fonte de vida e amor;
*Regras: Forma de facilitar nossas vidas;
*Violência e paz;
*Valores comuns e contra-valores;
*Bíblia, o livro sagrado;
*Criança... Esperança de um mundo melhor;
*Valorização do professor;
*Culturas;
*Auto-estima;
*Natal! Nascimento de Jesus.

Recursos Didáticos

*Aulas expositivas;
*Livros literários;
*Cartazes;
*Fotografias e gravuras;
*Leitura de salmos e provérbios;
*Músicas;
*Brincadeiras;
*Dramatizações;
*Produção de textos;
*Filmes;
*Debates.

Avaliação

    Os alunos serão avaliados diariamente a cada aula através dos temas desenvolvidos e com as mudanças de comportamento do ser, estar e agir no mundo como pessoas criadoras, como imagem e semelhança de Deus.

Referências Bibliográficas

*Conteúdos Básicos de Ensino Religioso;
*Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais 1 995;
*Como Viver nesse mundo – volume 2
*De Mãos Dadas – volume 2

Distribuição bimestral de conteúdos

1º Bimestre

*Quem sou eu?
*Jesus é meu amigo;
*Falando com Jesus;
*Com quem convivo?
*Criação e obras de Deus;
*Páscoa! Vida nova!

2º Bimestre

*Descoberta da presença de Deus;
*Família e escola;
*Regras: Formas de facilitar nossas vidas;
*Mãe: Fonte de vida e amor.

3º Bimestre

*Valores comuns e contra-valores;
*Violência e paz;
*Bíblia: O livro Sagrado;
*Criança, esperança de um mundo melhor;
*Valorização do professor.

4º Bimestre

*Culturas;
*Auto-estima;
*Nata! Nascimento de Jesus!


























TEMAS TRANSVERSAIS

*Direitos e deveres das crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307 de 27 de março de 2009.

* Desenvolver atividades que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com a Lei 12 472/2011

*Estudo da dependência química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei 13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.

*Educação Alimentar e Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art 2º.

*Integração e articulação da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de formação integral do aluno.

*Cultura Afro-Brasileira e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.

* Programar atividades no calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece todo dia 20 de novembro.







“Ame muitas coisas, porque em amar está a verdadeira força. Quem ama muito conquistará muito, e o que for feito com amor estará bem feito”.

Vicent Van Gogh

quarta-feira, 7 de março de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL

Planejamento Anual
Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt
4° Ano do Ciclo Complementar

Professora: Silvânia Maria da Silveira Borges
2012


LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos Gerais:

*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem a vivências e situações práticas.
*Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
*Desenvolver a capacidade de pensar e organizar idéias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita.
*Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
*Desenvolver e aperfeiçoar atitudes e habilidades essenciais à conversação, à leitura e escrita.
*Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.
*Aprimorar o gosto pela leitura.
*Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
                     

Objetivos Específicos:

*Desenvolver a habilidade oral e escrita.
*Desenvolver a habilidade de produzir textos individuais e coletivos.
*Compreender o texto lido.
*Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
*Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto.
*Estabelecer relações entre os textos lidos.
*Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita.
*Refletir sobre direitos e deveres que possui.
*Criar regras de convívio para a sala de aula.
*Verificar as características do gênero história em quadrinhos.  
*Compreender o conceito de encontro vocálico e fazer a separação silábica das palavras que apresentam ditongo, tritongo e hiato.
*Grafar corretamente as palavras.
*Explicitar o conhecimento sobre lendas e reconhecer os seres folclóricos.
*Compreender e diferenciar dígrafo de encontro consonantal.
*Compreender e usar adjetivos em um texto descritivo.
*Acentuar as palavras corretamente.
*Perceber sílabas tônicas e classificar em oxítona, paroxítona e proparoxítona.
*Exercitar a imaginação através de desenho ou foto na composição e interpretação de texto.
*Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos.
*Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.
*Perceber, classificar e empregar os artigos corretamente.
*Conceituar verbos e flexiona-los nos tempos presente, pretérito e futuro.

Conteúdos


*Vários tipos de textos: contos, fábulas, histórias, literatura infantil, poemas, quadrinhas, parlendas, adivinhas, letras de músicas, textos de jornais e revistas, placas, propagandas, anúncios, cartazes, outdoors, folhetos, bulas, manuais, legendas, cartas, bilhetes, convites, avisos, embalagens e rótulos.
*Composição de texto com descrição de cenas.
*A escrita das palavras com: g/j; lh/li; s/z; c/ç/; s/ss/; sc/sç/xc/; sons do x; am/ão; r/rr/; h inicial; consoantes mudas; uso do porque; mal e mau; l/ u, m/n, sob/sobre; mas/mais; etc.
*Encontro vocálico.
*Encontro consonantal.
*Dígrafo.
*Classificação de sílabas.
*Sílaba tônica.
*Acentuação.
*Numeral.
*Uso de pontuação.
*Gênero, número e grau do substantivo.
*Verbos e tempos verbais.
*Artigo definido e indefinido.
*Tipos de frases.
*Substantivo: próprio e comum; simples e composto; primitivo e derivado; coletivo.
*Adjetivos pátrios, graus do adjetivo, grau superlativo.
*Locuções adjetivas.
*Pronomes pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento.
*Interjeições.
*Sinônimo e antônimo.
*Sujeito e predicado

Desenvolvimento Metodológico


*Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva.
*Leitura dramatizada.
*Análise de textos e interpretação de gravuras.
*Reprodução de textos.
*Consulta ao dicionário.
*Audição e declamação de poesias, textos em versos e prosas e interpretação de músicas.
*Comentários sobre os gêneros textuais.
*Separação e classificação de palavras.
*Pesquisa, recorte e colagens.
*Identificação e emprego das morfologias trabalhadas.
*Cruzadinhas.
*Caça-palavras.
*Jogo de memória.
*Treino ortográfico e ditado das mais variadas formas.
*Cartazes e panfletos.
Observação: Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.


Avaliação

            A avaliação acontecerá através de observação e interferência do professor, registrando os progressos dos alunos, possibilitando uma reavaliação, respeitando seus limites de aprendizagem.

Bibliografia:

*Bragança, Angiolina. Língua Portuguesa, 4º ano, 1ª edição, São Paulo, 2005, Coleção Porta Aberta.
* Buranello, Cristiane. Língua Portuguesa, 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Coleção Conhecer e Crescer.
* Coleção Aprendizagem Divertida.


MATEMÁTICA

Objetivos Gerais:


*Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair.
*Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento.
*Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia.

Objetivos Específicos:


*Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração.
*Classificar e identificar segmentos de retas, o número de faces, vértices e arestas de alguns poliedros.
*Compor e decompor figuras geométricas percebendo assimetria, desenvolvendo o pensamento, assim, trabalhando as figuras espaciais: tridimensionais, e figuras planas: bidimensionais.
*Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações.
*Formular e resolver problemas levando em conta suas etapas de resolução.
*Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo.
*Desenvolver a competência métrica, reconhecendo as grandezas e suas medidas (comprimento, perímetro, massa, tempo, temperatura e capacidade).
*Compreender tabelas, diagramas, gráficos utilizando a linguagem oral e escrita.
*Construir e apropriar-se dos significados do número racional e de suas representações (fracionária e decimal) a partir de situações-problema contextualizadas.
*Desenvolver o raciocínio combinatório analisando as possibilidades de resoluções.
*Desenvolver atitude positiva em relação a Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito utilizado. 

Conteúdo


*Sistema de numeração.
*Sistema de numeração decimal.
*Sólidos geométricos, simetria.
*Grandezas e medidas: tempo, comprimento, massa, capacidade .
*Adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais.
*Expressões numéricas envolvendo as quatro operações. 
*Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
*Sistema monetário.
*Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário.
*Frações, números decimais.
*Possibilidades, probabilidade e estatística.
*Ângulos e polígonos.
*Sentenças matemáticas.
*Múltiplos e divisores.
*Números ordinais, cardinais e romanos.
*Multiplicação e divisão por 10/ 100/ 1000.
*Classes e ordens
*Gráficos
Desenvolvimento Metodológico

*Leitura e escrita de números e símbolos.
*Utilização de recursos concretos: ábaco, material dourado, QVL, cédulas, moedas, metro, balança, litro, cartaz, entre outros objetos.
*Confeccionar os sólidos geométricos.
*Resolução de problemas com as quatro operações.
*Redução e ampliação de figuras.
*Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade.
*Interpretar tabelas e gráficos.
*Desenhos, figuras e atividades variadas.


Avaliação


            A avaliação acontecerá de forma contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida, contribuindo para a construção da cidadania.

Bibliografia

            *Caracol – Ensino Fundamental – Matemática 2º edição 2007 Maria Tereza Marisco – Maria do Carmo, Maria Elisabete, Armando Coelho
            *Dante, Luiz Roberto, Aprendendo Sempre – 1ª edição 2009


HISTÓRIA

Objetivos Gerais:

*Identificar sua origem e sua identidade.
*Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País.
*Compreender a Migração e Imigração dentro de um País.
*Reconhecer os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade.
*Interar-se da história do Município em que mora.

Objetivos Específicos:

*Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
*Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e europeu.
*Conhecer exemplos de tradição indígena presentes em nosso cotidiano.
*Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
*Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo.
*Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas.
*Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País.
*Registrar informações pessoais.


Conteúdo

* A história de cada um (Certidão de nascimento).
* A chegada dos portugueses.
*História dos primeiros habitantes.
*A história do município.
*Tratado de Tordesilhas
*As capitanias hereditárias.
*O governo geral.
*Inconfidência Mineira.
*Independência do Brasil.
*Abolição da escravatura.
*Proclamação da Republica.
*Dia da Bandeira, Hino da Bandeira e outras datas comemorativas.

Desenvolvimento Metodológico

*Mapas.
*Pesquisas.
*Textos relacionados.
*Atividades de datas comemorativas.
*Acrósticos.
*Murais e cartazes.
*Atividades orais, escritas.



Avaliação

            Levar o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico, elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercendo a cidadania, expondo suas ideias e pensamentos, possibilitando sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Bibliografia:

*ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de; BORELLA, Regina Nogueira. História: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
* Caderno do Futuro, História e Geografia 3.                                                                                                                         

GEOGRAFIA


Objetivos Gerais:

*Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
*Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
*Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
  

Objetivos específicos:


*Identificar área urbana e rural.
*Conhecer o Município – lugares e sociedade.
*Identificar os limites e governo do Município.
*Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município.
*Identificar os estados brasileiros e o Distrito Federal.
*Perceber que para deslocar-se no espaço é necessário saber orientar-se.
*Identificar os diferentes tipos de vegetação do Brasil e suas características.
*Identificar diferentes tipos de matérias primas utilizadas pelas indústrias.
*Identificar os diferentes tipos de estabelecimentos comerciais.
*Identificar a grande variedade de serviços e seus prestadores.
*Conscientizar da importância da conservação e da preservação da natureza.
*Compreender e valorizar a cultura do município.

Conteúdo


*Município, limites e administração.
*Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
*Os limites do Município.
*Pontos cardeais e colaterais.
*As principais atividades econômicas do Município (agricultura, pecuária e extrativismo)
*O trabalho na cidade e no campo.
*Serviços públicos.
* A indústria e sua classificação.
*Preservação dos recursos naturais.
*Relevo, hidrografia e clima.
*Manifestação cultural presentes no município.


Desenvolvimento Metodológico

Estudo do mapa do Brasil observando os Estados  que compõem o Brasil.
Localização dos limites do município, partindo da localização de seu próprio bairro.
Discussão sobre a poluição dos recursos naturais.
Pesquisas.
Atividades orais e escritas.



Avaliação

            Contínua e sistemática, possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo, a fim de desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Bibliografia:

*RAMA, Ângela; PAULA, Marcelo Moraes. Geografia: 4° Ano, 1° Edição, São Paulo, 2008, Editora Saraiva. Projeto Prosa.
*Caderno do Futuro , História e Geografia 3.

CIÊNCIAS

Objetivo Geral:

 *Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

*Reconhecer a matéria e seus estudos físicos: sólidos, líquido e gasoso.
*Perceber que a matéria tem massa, ocupa lugar no espaço e pode ter características como a transparência, a flexibilidade a e resistência.
*Conhecer exemplos e origens de alguns materiais naturais e artificiais.
*Compreender que todos os materiais sofrem transformações ao longo do tempo.
*Reconhecer a decomposição como processo fundamental para a manutenção da vida no planeta.
*Valorizar as manifestações de arte populares.
*Reconhecer a água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos.
*Adquirir noções de formação e misturas.
*Compreender a importância do ar e prejuízos causados pela poluição.
*Identificar o ar como uma mistura de gases e conhecer os seus principais componentes.
*Perceber a atmosfera como a camada gasosa que envolve a terra.
perceber os perigos de acidentes envolvendo fogo e conhecer formas de prevenir esses acidentes.
*Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade.
*Identificar animais por diferentes hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros.
*Reconhecer o ser humano como principais agentes modificador dos ecossistemas.
*Valorizar a alimentação adequada para a manutenção da saúde, do bem-estar, do crescimento e do desenvolvimento do organismo.
*Identificar os principais órgãos do sistema digestivo.
*Entender a necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
*Identificar os principais órgãos do respiratório e o caminho percorrido pelo ar.
*Conhecer os principais órgãos dos sistemas cardiovascular.
*Compreender os principais ossos, músculos e as articulações que atuam em conjunto nos movimentos.
*Perceber o desenvolvimento das técnicas para conservação dos alimentos e sua importância  para os seres humanos.
 *Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

*Estados físicos da matéria
*Estados físicos da água na natureza
*Ciclo da água na natureza.
*Ar e suas propriedades.
*Cadeia alimentar: plantas e animais.
*Higiene e Saúde.
* Solo e tipos de solo.
*Alimentação humana.

Desenvolvimento Metodológico

*Cartazes.
*Desenhos.
*Pesquisa.
*Discussões em grupo a partir de leituras.
*Material concreto para experimentação.

Avaliação

            A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura. Propondo ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Bibliografia:

*CRUZ, José Luiz Carvalho, Ciências 4° Ano, 2° Edição, São Paulo, 2008, Editora Moderna. Projeto Pitanguá.
*Caderno do Futuro, Ciências, 3.
*Coleção Quero Aprender, Carlos Barros, 3, 5ª edição.

ARTES

Objetivos Gerais:

*Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas, promovendo a formação integral da criança.
*Desenvolver a compreensão, a coordenação motora, a imaginação e a criatividade.

Objetivos Específicos:

*Valorizar as produções artísticas expressando e comunicando idéias.
*Descontrair, alegra-se e sentir prazer pela arte.
*Desenvolver as percepções.
*Desenvolver as coordenações motoras: fina, ampla e viso-motora.

Conteúdo

*Montagem de gravuras.
*Figura fundo.
*Dobraduras,
*Origami.
*Recortes e colagens.
*Murais.
*Músicas.

Desenvolvimento Metodológico

*Gravuras.
*Desenhos.
*Material concreto.
*Revistas.
*Confecções de murais.

Avaliação

A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano dos alunos, observando o desenvolvimento artístico.

Bibliografia:

Ofício circular nº 07/2012
CBC
Não há livro adotado para Artes.

ENSINO RELIGIOSO

Objetivo geral

            Possibilitar ao aluno a redescoberta de si próprio e seus semelhantes com características que determinam sua natureza e encontrar a sua razão de ser e estar no mundo, o convívio consigo mesmo e com seus semelhantes.

Objetivos específicos

*    Reconhecer a si próprio como pessoa humana, com qualidades e defeitos a desenvolver na relação com seus semelhantes e demais seres.
*    Respeitar a natureza, como obra e criação de um ser maior.
*    Reconhecer a importância da contribuição da família ou do grupo que a substitui para o crescimento e bem estar de todos que desses integram.
*    Compreender a função da escola como instituição que forma, informa e contribui para o crescimento e para a realização da pessoa e a melhoria da qualidade de vida.
*    Identificar regras que facilitam a vida da comunidade como lugar onde as pessoas vivem ou buscam a paz.
*    Perceber os valores que devem ser concebidos e os contra-valores que devem ser rejeitados na vida em comunidade.
*    Reconhecer que é também por meio da religiosidade que ele poderá ser um ser humano mais feliz e conhecedor de si.
*    Reconhecer que temos um corpo que precisa ser cuidado, respeitado como algo importante.
*    Recolocar a dimensão de valores na educação, considerando que ela é parte essencial da estrutura do ser humano.

Conteúdos

*Os valores morais (amor, amizade, respeito, dedicação, cooperação, coragem, união, paz)
*Quem sou eu?
*Com quem convivo
*Família e escola
*Natureza e terra
*Direitos e deveres
*Violência e paz
*Valores comuns e contra-valores
*Valorização do professor
*Culturas
*Autoestima
*Boas maneiras



Desenvolvimento metodológico

*Atividades mimeografadas ou xerocadas
*Desenhos
*Histórias
*Diálogo em grupo
*Textos informativos
*Brincadeiras

Avaliação

            Será feita durante todo o processo de construção do conhecimento e também diante das atitudes dos alunos.

Bibliografia

* Radespiel, Maria Coleção Valores de A a Z(Vol. 1 ao 5)

TEMAS TRANSVERSAIS


*Direitos e deveres das crianças e adolescentes que serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em Língua Portuguesa, Ensino Religioso e nas demais disciplinas que compõem a área de ciências humanas. Conforme resolução SEE 1307 de 27 de março de 2009.

* Desenvolver atividades que propiciem a construção de princípios e valores universais e fundamentais à convivência social e afetiva, através de oficinas, palestras, pesquisas, sobre educação ambiental, Educação para o trânsito e Símbolos Nacionais de acordo com a Lei
12 472/2011

*Estudo da dependência química será integrado aos conteúdos das áreas de conhecimento. Conforme Lei 13.441/99 de 21 de dezembro de 1999.

*Educação Alimentar e Nutricional perpassará o currículo escolar da educação básica, abordando o tema alimentação e nutrição. Conforme Lei 15 072/2004 art 2º.

*Integração e articulação da vida cidadã com as áreas de conhecimento: saúde, sexualidade, vida familiar e social, trabalho, cultura, ciências e tecnologia e linguagens serão ministradas às disciplinas da BNC e parte diversificada, como elementos de formação integral do aluno.

*Cultura Afro-Brasileira e indígena onde o conteúdo será ministrado no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira. Conforme Lei 10 639/2003 e Resolução SEE 1159/2008.

* Programar atividades no calendário escolar para comemorar o “Dia da Consciência Negra” que acontece todo dia 20 de novembro.